arrow_backVoltar

Fifa

Patrocinadores se preocupam com acusações de corrupção

28.05.15

Em meio às recentes prisões de dirigentes da Fifa, na Suíça, indiciados pelo Departamento de Justiça norte-americano por fraude, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, as marcas patrocinadoras começam a ter dúvidas sobre seus investimentos no maior evento esportivo do mundo.

Alguns dos principais patrocinadores - McDonald's, Adidas e Budweiser - manifestaram preocupação sobre as acusações que envolvem a Federação.

A Fifa já tinha sido acusada de fazer vista grossa às condições de trabalho análogas à escravidão no Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022. Nas mídias sociais, estão sendo feitas duras críticas à Fifa e seus parceiros. Um grupo de designers, por exemplo, está postando os logotipos das marcas reimaginadas, como se promovessem abusos dos direitos humanos (veja abaixo).

Tudo isso significa más notícias para os patrocinadores oficiais, agora no centro das atenções.

"O McDonald's considera questões de ética e corrupção como algo muito sério, e as notícias do Departamento de Justiça dos Estados Unidos são extremamente preocupantes", disse a rede de fast food em comunicado. "Estamos em contato com a Fifa sobre este assunto. Vamos continuar a acompanhar a situação de muito perto."

A Adidas e AB InBev, dona da Budweiser, emitiram declarações semelhantes.

Leia matéria do Adweek na íntegra aqui.

Fifa

/