arrow_backVoltar

Fuck the Wall

Santa Clara cria para El Ojo

19.09.16

El Ojo de Iberoamérica lança campanha, criada pela Santa Clara, para destacar a edição de 2016 do festival.

Batizada “Fuck The Wall”, a comunicação tem como protagonista filme produzido pela boliviana Indómita, em La Paz, com trilha sonora composta pela paulistana DaHouse.

A intenção é chamar a atenção dos profissionais latinos para que não deixem qualquer tipo de muro diminuir seu potencial criativo e seu orgulho pela diversidade.

A campanha marca o retorno da personagem ChinChin, a Cholita Lutadora, que protagonizou a campanha de 2015 do evento.

A ChinChin foi um sucesso na comunicação do El Ojo 2015. Por isso, queríamos mantê-la também nesse ano. A busca, então, foi por uma alavanca criativa forte o suficiente para amplificar o potencial da campanha. E encontramos o que procurávamos nos discursos anti-latinos, nessa ideia bizarra de se fazer um muro para separar o México dos Estados Unidos. Sempre buscamos fazer para o El Ojo algo que seja mais do que uma comunicação tradicional de festivais, como o orgulho de ser latino. Então, o argumento criativo foi baseado no poder latino e em como a criatividade desse povo precisa transbordar pelo mundo”, comenta Leo Avila, diretor de criação da Santa Clara.

"Conhecer ChinChin e o script de ‘Fuck the Wall’ me fez mudar como diretora. Primeiro porque é uma personagem feminina maravilhosa e segundo porque é um orgulho para a Indomita e para mim representar os Latinos em uma Chola de La Paz, quem tem uma forte mensagem para dar ao mundo: Fuck The Wall", declara Adriana Montanegro, diretora de cena do comercial

“Em geral, a composição começa pelas melodias. No caso da ChinChin, eu comecei a pensar no que tinha que existir por trás. Colocamos uma banda de Chacarera com baixo africano formando um som de fundo. Essa mescla foi o que formou a base da trilha sonora. Gravamos áudios na rua, juntando outros sons captados fora do estúdio. Acho que dar tanta importância às texturas sonoras foi um dos motivos para o sucesso que tivemos, ano passado. Por isso, nesse ano, buscamos seguir o mesmo caminho”, explica Lucas Mayer, sócio fundador da DaHouse, que também foi responsável pela trilha do comercial da campanha de El Ojo em 2015, que ganhou Ouro na categoria “Melhor Trilha” na mais recente edição do Festival do Clube de Criação do Brasil, realizado semana passada, em São Paulo.

Além do comercial, a campanha conta banners, anúncios para mídia impressa e ativação em redes sociais.

O festival está em sua 19ª edição e acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de novembro, na Argentina.

 FICHA TÉCNICA

Agência: Santa Clara

Anunciante: LatinSpots

Produto: Festival El Ojo de Iberoamérica

Título: "Fuck The Wall"

VP de Criação: Fernando Campos

Diretor de Criação: Leo Avila

Criação: Maso Heck, André Jardim e Leo Avila

Head de Produção: Priscilla Sanches

Produção de RTV: Karen Nakamura

Atendimento: Rafael Oliveira, Beatriz Oporto Zan e Raiza Fekete

Mídia: Miriane Schmidt, Leonardo Nahum, Patricia Angelis, Allan Gomes

Produtora: Indómita – La Paz

Direção de Cena: Adriana Montenegro

Produção Executiva: Militza Bedoya

Pós-Produção: Indómita Andres Ortiz

Produtora de Áudio: DaHouse – São Paulo

Produtor Musical: Lucas Mayer

Aprovação: Santiago Keller Sarmiento

Inscrições de peças até 30 de setembro

 

Fuck the Wall

/