Golden Globes

HBO lidera indicações em TV. Confira os destaques deste ano

12.12.16

As indicações para o 74º Golden Globes – ou Globo de Ouro –, premiação da Hollywood Foreign Press Association que acontecerá no dia 08 de janeiro, foram divulgadas nesta segunda-feira, 12, em transmissão ao vivo pelo Facebook (confira o vídeo aqui). Na parte dedicada às produções de TV, a HBO foi o grande destaque, com 14 indicações. Em seguida, vieram FX (9 indicações), ABC (5), Amazon (5), AMC (5), Netflix (5), NBC (3), Starz (3), The W (2), USA Network (2), BBC America, Epix e Showtime, com uma nominação cada.

As cinco candidatas a melhor série de drama são: The Crown (Netflix), Game of Thrones (HBO), Stranger Things (Netflix), This is us (NBC) e Westworld (HBO). A HBO emplacou duas séries na lista. Assim como a Netflix, com duas produções estreantes. Badalada pelo público e pela crítica, Black Mirror (também da Netflix), que está na terceira temporada, não recebeu nenhuma indicação.

Entre as séries, algumas das que mais tiveram nominações foram: The People vs. OJ Simpson: American Crime Story (5), The Night Manager (4), Black-ish, The Crown, The night of, This is us e Westworld (todas com três indicações cada). Game of Thrones recebeu duas nominações.

Westworld é a grande aposta da HBO após a jornada de sucesso de Game of Thrones. A série, que estreou este ano e encerrou a temporada no dia 4, emplacou também as indicações de Evan Rachel Wood (melhor atriz de série dramática - na disputa está Wynona Rider, de Stranger Things, série que também conquistou muitos fãs, principalmente na mídia social) e Thandie Newton (melhor atriz coadjuvante). Anthony Hopkins, uma das principais atrações de Westworld, era esperado como indicado, mas a associação não o nomeou entre os melhores atores do ano em série dramática.

Nas indicações de TV, chamam a atenção a boa performance da Amazon e da Netflix, duas plataformas que têm investido mais em produções originais.

Cinema

O filme que mais obteve indicações foi o musical La La Land, com sete. Em segundo lugar está Moonlight, com seis. Os cinco nomeados a melhor filme dramático de 2016 são: Hacksaw Ridge (“Até o Último Homem”, na versão para o Brasil), Hell or High Water (“A Qualquer Custo”), Lion (Lion: Uma jornada para casa), Manchester By The Sea (Manchester à Beira-Mar) e Moonlight.

Na categoria melhor comédia ou musical estão: 20th Century Women, Deadpool, Florence Foster Jenkins ("Florence: Quem é essa mulher"), La La Land ("La La Land: Cantando Estações") e Sing Street.

Os trailers de cada um desses filmes estão disponíveis mais abaixo.

Golden Globes