arrow_backVoltar

#GoogleDon’tComeHere

Criativos querem manter mural de Kobra no Street View

07.02.18

Os criativos Saymon Souza Medeiros, Sergio Alzate e Rafael Bornacina, além de Rafael Campos (motion design) e Vitor Scarpato (desenvolvimento web), lançam o projeto #GoogleDon’tComeHerecom o objetivo de manter um mural de rua vivo no Google Street View.

Tudo começou quando o painel “Genial é andar de bike”, de Eduardo Kobra, foi apagado na rua Oscar Freire, em São Paulo,  agora em janeiro, provocando burburinho e reclamações nas redes sociais.

Kobra, que tem mais de 100 obras de grandes dimensões espalhadas pelo mundo e que é reconhecido pelo "Guiness World Records" como o autor do maior grafite do mundo ("Etnias", na Praça Mauá), ficou sabendo pelas redes sociais que sua pintura, realizada em 2015, tinha sido apagada.


O mural retratava o físico alemão Albert Einstein andando de bicicleta e se tornou um movimentado ponto para tirar fotos, na rua. O espaço de 14 metros de altura por 5,5 metros de largura pertence à loja Schutz, cuja fachada é dedicada à arte de rua. Segundo comunicado da Arezzo, proprietária da marca, a área será ocupada por um projeto do coletivo SHN.


Na época em que o trabalho foi apagado, o muralista lembrou o esforço que cidades como Nova York e Londres fazem para manter vivas as obras de artistas como Keith Haring e Banksy.

Inspirados pelas palavras de Kobra, os cinco profissionais criaram o projeto. A ideia, segundo eles, é que o Google não passe pela rua Oscar Freire, para "eternizar o mural no Google Street View."

Para participar do movimento, o interessado pode entrar neste site e postar uma mensagem para que o apelo “Google, don’t come here” chegue com mais força na companhia.

A iniciativa conta ainda com um vídeo que explica a ação (assista abaixo) e páginas nas redes sociais (aqui e aqui).

 

#GoogleDon’tComeHere

/