arrow_backVoltar

Índice de Avaliação de Risco Ambiental

Boticário calcula impacto de enxaguáveis no sistema hídrico

25.03.19

Grupo Boticário anuncia o lançamento do I.A.R.A. (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), uma ferramenta que permite calcular o impacto de produtos enxaguáveis, como shampoos, condicionadores e sabonetes, no ambiente aquático.

De acordo com a empresa, com a metodologia "é possível quantificar os impactos de matérias-primas que podem ser prejudiciais ao sistema hídrico e, assim, subsidiar os pesquisadores que desenvolvem novas fórmulas a substituir ou a reduzir a concentração de ingredientes para que o produto gere menor impacto na água."

Até 2024, a companhia prevê que 100% dos produtos enxaguáveis lançados com novas fórmulas tenham menor impacto na água, por meio de uma combinação de ingredientes com menor potencial de acúmulo em espécies aquáticas, maior potencial de biodegradação e/ou menor toxicidade para a vida dos ambientes aquáticos.

"Temos a sustentabilidade e a inovação com um dos nossos principais pilares. Investimos continuamente em capital intelectual e recursos para reforçar nosso compromisso com o meio ambiente", defende Paulo Roseiro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, que informa que, no último ano, 56% dos produtos enxaguáveis com novas fórmulas foram desenvolvidos com menor impacto na água, em comparação com a versão anterior do produto ou com a média de sua categoria.

Índice de Avaliação de Risco Ambiental

/