Segundo pesquisa realizada pela consultoria eMarketer, em 2017, um terço da população global já faz uso das mídias sociais.
Realidade aumentada, transmissões ao vivo e vídeos em grupo são algumas das tendências destacadas:
Instagram Stories
Em contrapartida à tentativa falha de Mark Zuckerberg de comprar o aplicativo Snapchat, o Instagram Stories se tornou referência mundial em vídeos curtos, com mais de 200 milhões de usuários mensais em apenas um ano. Considerada uma ferramenta de grande potencial para a publicidade, as marcas devem apostar cada vez mais no Stories para a divulgação de seus produtos e serviços.
Transmissão ao vivo
Já com grande crescimento neste ano, as transmissões ainda são tendência para o próximo ano. Pequenas e grandes marcas estão usando como forma de conseguir novos seguidores. Um exemplo disso é a Goruck, fabricante de mochilas e organizadora de eventos de resistência, que cresceu em alcance através de conteúdo atrativo no Facebook. Milhares de seguidores ficaram sintonizados para assistir a cobertura ao vivo, por 48 horas, de uma corrida de resistência.
Reinvenção do Twitter
Com uma queda significativa de usuários em 2017, o Twitter deve se reinventar para o próximo ano e se tornar tendência novamente. As possíveis mudanças incluem a venda da empresa a investidores privados, e a inclusão de algum elemento de assinatura e/ou renovação das opções de publicidade.
Vídeos em grupo
Um grande número de aplicativos com essa função está sendo criado agora e promete estourar no próximo ano. Um deles é o House Party, plataforma de vídeo que já é usada por mais de um milhão de usuários por dia e possibilita a participação de seis pessoas por chamada de vídeo.
Realidade aumentada
Em setembro de 2017, a Apple anunciou dois novos aparelhos: o iPhone 8 e o iPhone X, e ambos disponibilizam ao usuário experiência de realidade aumentada. Por conta disso, uma das promessas para 2018 é que as redes sociais tenham que se aproximar desta tecnologia.