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Kantar Ibope Media

Investimento em publicidade dá sinais de retomada de crescimento

28.07.16

A compra de espaço publicitário no 1º semestre de 2016 (considerando o valor de tabela, sem os descontos), no Brasil, movimentou R$ 60,701 bilhões, 1% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.

O resultado está acima das expectativas, se comparado com a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016, que é de queda de 3,3%, segundo o Banco Central.

"Ainda que os dados não apresentem crescimento, já começamos a notar sinais de retomada, com indícios de uma tendência ascendente no volume de compra de espaço publicitário a partir de março", analisa Rita Romero, diretora executiva do Monitor.

Entre os meios, a televisão (aberta, paga e merchandising) foi o principal destino da verba publicitária no último semestre, seguindo a mesma tendência observada no fim de 2015. Cerca de 73% da verba de mídia monitorada no país foi aplicada em TV.

Confira abaixo a participação dos meios nos primeiros seis meses de 2016 e o comparativo com o primeiro semestre de 2015.

Jan a Jun/2016 Jan a Jun/2015 R$ (000) (%) R$ (000) (%)

Total 60.701.791 100 60.122.488 100

TV ABERTA 33.714.098 55,5 33.152.553 55,1

TV ASSINATURA 7.134.703 11,8 6.175.526 10,3

JORNAL* 6.978.396 11,5 7.804.524 13,0

TV MERCHANDISING 3.497.606 5,8 3.049.702 5,1

DISPLAY** 2.555.049 4,2 4.421.192 7,4

RADIO 2.330.318 3,8 2.382.496 4,0

REVISTA* 2.087.209 3,4 2.406.557 4,0

OOH*** 1.380.620 2,3 371.724 0,6

SEARCH** 752.432 1,2 # #

CINEMA 271.361 0,4 358.215 0,6

Fonte: Kantar IBOPE Media - Monitor Evolution

* Impressos

** Sem mobile e programática. Display: principais formatos comercializados (como banners, botão e rich media) em desktop. Search: incluindo links patrocinados e PLA, em desktop e tablet.

*** Nova cobertura a partir de 2016, considerando formatos estáticos e digitais de grandes exibidoras do país, atuantes em transportes, estabelecimentos comerciais, edifícios, mobiliário urbano, outdoor e painéis. Não contemplam dados de mídia aeroportuária e projetos especiais de ativação.

# Número de Search não divulgado em 2015.

Leia anterior, sobre os investimentos publicitários em 2015, aqui. O ranking das 50 maiores agências do primeiro semestre de 2016, aqui. Os maiores anunciantes dos primeiros seis meses do ano, aqui.

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