#LikeAGirl

Always quer que meninas sejam melhor representadas em emojis

03.03.16

Em uma nova etapa da campanha "Like a Girl" (leia e veja anteriores aqui e aqui), Always apresenta um filme que mostra o quanto as imagens das mulheres são estereotipadas nos emojis.

Nos emojis do sexo feminino as meninas não são representadas praticando um esporte ou desempenhando alguma atividade profissional, mas aparecem como princesas, noivas e dançarinas.

Para o novo filme da campanha, a Leo Burnett Chicago entrevistou meninas e perguntou-lhes se elas se sentem representadas pelos emojis existentes. Veja as respostas no vídeo, abaixo. E confira também o infográfico com dados sobre o assunto, reunidos pela marca Always.

"A sociedade tem uma tendência de enviar mensagens sutis que podem limitar as meninas a estereótipos", diz a documentarista Lucy Walker, da Pulse Films, que dirigiu o filme. "Como alguém que estudou a sociolinguística, sei o tipo de impacto que opções de linguagem aparentemente inofensivas podem ter sobre as meninas. Foi interessante ouvir essas garotas falarem sobre emoticons e perceber como as opções disponíveis para elas reforçam sutilmente os estereótipos e as limitações que enfrentam todos os dias na sociedade. Sou fã da campanha #LikeAGirl desde o início, e estou animada para me juntar a Always e incentivar o empoderamento feminino, ajudando a mudar as limitações impostas pela sociedade, como as ilustradas nos emojis", completa Lucy.

Always não é a primeira marca a criticar os emojis. No ano passado, Dove notou que há apenas um tipo de cabelo - liso - representado pelos símbolos, seguindo o tradicional modelo de "beleza ideal". A marca da Unilever lançou um teclado de emojis com desenhos de mulheres de cabelos encaracolados, de diversas cores (leia aqui).

Com AdFreak.

Ficha Técnica: