Lion of St. Mark

Cannes revela os homenageados de 2018

13.12.17

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes anuncia que os irmãos Piyush e Prassoon Pandey serão homenageados com o Lion of St. Mark na edição de 2018 do evento.

Piyush Pandey, chairman executivo e diretor de criação da Ogilvy South Asia ganhou seus primeiros prêmios no Cannes Lions por seu trabalho em uma campanha contra o tabagismo em 2002, abocanhando dois Leões de Ouro, e marcando o início de um período de reconhecimento global para um homem que já fazia sucesso no mercado publicitário da sua Índia natal.

O trabalho de Piyush é considerado fundamental na popularidade das campanhas publicitárias produzidas em hindi nos anos 1980 e 1990.

Prasoon Pandey, irmão mais novo de Piyush, é um diretor de cena, cujo nome apareceu repetidamente no ranking mundial dos melhores diretores. Prasoon dirigiu a primeira campanha indiana a ganhar um Leão, "One Black Coffee", da Ericsson, em 1996, e é um dos diretores mais premiados da Índia.

"O Lion of St. Mark reconhece aqueles que contribuíram de forma significativa e notável para a criatividade em nossa indústria", declara José Papa, managing director dos Cannes Lions. "Piyush e Prasoon, sem dúvida, fizeram o mundo prestar atenção na criatividade da Índia".

"Esta é uma enorme honra. Eu sou imensamente grato ao povo da Índia. É a riqueza e a diversidade desta nação que deram a meu irmão e a mim a oportunidade de aprender e criar um bom trabalho. Também estou em dívida com meus clientes, meus colegas e com a Ogilvy, que me deram o apoio e a liberdade de voar. Obrigado, Cannes Lions, por dar a todos os profissionais criativos do meu país um motivo para acreditar que, se Prasoon e Piyush podem fazer isso, eles também podem", comentou Piyush Pandey.

Piyush se juntou à Ogilvy & Mather em 1982. Em 1994, foi nomeado diretor nacional de criação da Ogilvy & Mather India. Foi o primeiro presidente de júri vindo da Ásia no festival de Cannes, em 2004. O governo da Índia concedeu-lhe a honra civil do Padma Shri em 2016.

Prasoon Pandey começou sua carreira na Lintas Delhi, tornando-se diretor de criação da Lowe India. Ele criou sua própria produtora, a Corcoise Films, em 2002.

Piyush e Prasoon serão homenageados com o Lion of St. Mark na cerimônia final de premiação do Festival em 2018. O Cannes Lions acontecerá de 18 a 22 de junho de 2018 em Cannes, na França.

No ano passado, David Droga, fundador e chairman criativo da Droga5, foi homenageado com o Lion of St. Mark (leia aqui). Em 2016,  o brasileiro Marcello Serpa recebeu o troféu (aqui). Em 2015, Bob Greenberg foi o escolhido (aqui). Também já foram homenageados em anos anteriores nomes como Joe Pytka, Lee Clow, Dan Wieden e John Hegarty.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Lion of St. Mark