Lions Innovation 2016

'Criatividade, Evoluída': tendências que impactam a indústria publicitária

18.06.16

O Festival Lions Innovation, em parceria com a Kite, plataforma de gestão de parceiros de inovação, apresenta uma série de três relatórios especiais sobre as principais tendências que impactam a indústria publicitária.

O objetivo dos estudos é ajudar as agências e as marcas a explorar e interagir com empresas emergentes de mídia, novas plataformas e tecnologias. Os insights procuram ser um auxílio aos interessados em navegar no ecossistema de inovação, que está em evolução.

O relatório "Creativity, Evolved: Emerging Technologies Shaping Advertising’s Futurese concentra em analisar tecnologias emergentes que permitam aos anunciantes criar conteúdo e experiências para aprofundar seu relacionamento com os consumidores.

Como as interações entre anunciantes e consumidores estão se tornando mais transparentes, instantâneas e frequentes, as expectativas do público em relação a itens como originalidade e autenticidade da marca aumentam de forma exponencial.

Grandes histórias, ideias e 'verdades humanas' ainda são primordiais, e o uso de dados e algoritmos ajudam a tornar as experiências mais imersivas, colaborativas e personalizadas. Estamos passando de uma comunicação de um-para-muitos para um universo no qual a audiência contribui e o conteúdo é colaborativo, evoluindo na velocidade das redes sociais.

Em suma, a criatividade está se reinventando rapidamente.

Essa tendência ocorre num cenário de tecnologias emergentes que, em 2016, permitem que os anunciantes criem conteúdo memorável, compartilhável e experiências que aprofundem suas ligações com os consumidores.

A Kite identificou várias áreas que estão alimentando a "Criatividade, Evoluída"- definição mais abrangente da criatividade - e destacou startups focadas nos mesmos setores:

Realidade aumentada e virtual
Mensagens movidas a inteligência artificial
Conteúdo e comunidades (por exemplo, vídeo, fotos, emoticons e conteúdo gerado pelo usuário)
Experiências do mundo físico e produtos (por exemplo, a impressão 3D, hologramas)

Embora muitas dessas empresas se concentrem em produtos e serviços para os consumidores, algumas delas são dedicadas a ajudar os anunciantes a otimizar novos canais criativos.

As 250 empresas que a Kite identificou como parte da "Criatividade, Evoluída" movimentam juntas US$ 14 bilhões (o Snapchat é responsável por quase 20% do total) e empregam mais de 16 mil pessoas em todo o mundo.

Cerca de 70% dessas companhias são baseadas nos EUA, 41% na Califórnia. Fora o solo norte-americano, a base mais comum para essas empresas é o Reino Unido (8%).

Com a tecnologia e os comportamentos dos consumidores em rápida mudança, os anunciantes devem estar habilitados a procurar e experimentar tecnologia emergente que possa criativamente envolver, dar prazer e satisfazer os consumidores atuais e potenciais.

Confira o relatório na íntegra e os nomes de todas as empresas destacadas aqui.

Leia tudo do #ClubeinCannes aqui.

Lions Innovation 2016