Brasileiros na Ficha

Mad Men

Heinz apresenta campanha criada por Don Draper

março

Há 50 anos, no mundo fictício da série "Mad Men", Don Draper apresentou, em uma concorrência, uma campanha publicitária para executivos da Heinz, que promovia o ketchup da marca, mas as peças não mostravam o produto.

Em vez disso, os anúncios traziam close-ups de alimentos que combinam com ketchup - batatas fritas, cheeseburger ou uma fatia de bife. A assinatura proposta por Don: "Pass the Heinz."

Draper não conquistou a conta na série, naquela ocasião. Mas agora, em 2017, a Heinz decidiu apostar na comunicação desenvolvida pelo personagem protagonista da série e irá exibir as peças out of home em Nova York, bem como anúncios para jornal, revista e internet.

A campanha (confira abaixo) está sendo creditada oficialmente à agência atual da Heinz, a David Miami, e à agência ficcional dos anos 1960 de "Mad Men", a Sterling Cooper Draper Pryce. Matthew Weiner - criador da série e que aprovou a ideia - e Draper estão ambos listados na ficha técnica (veja a imagem, abaixo).

O brasileiro Anselmo Ramos, CCO da David, brincou dizendo que se reuniu recentemente com Draper e que ele lhe passou a mecânica da campanha original.

Na verdade, a David teve que recriar as imagens das peças a partir do zero. "Nós não tínhamos os arquivos, então tivemos que fazer uma sessão de fotos", declarou Ramos ao AdFreak. "Precisava ser exatamente a mesma (campanha), e isso foi um belo desafio", contou.

Leia a matéria do AdFreak na íntegra aqui.