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Maiores anunciantes do mundo

Amazon aumenta em 30% investimentos em marketing

06.02.19

A Amazon aumentou seus investimentos em marketing em 30% no ano passado, para US$ 8,2 bilhões, tornando-se um sério concorrente ao título de maior anunciante do mundo, juntamente com a Procter & Gamble e a Unilever.

A gigante do comércio eletrônico vem investindo pesadamente em sua crescente série de marcas, incluindo Prime, Prime Video, Fresh, Fire e Kindle, e veiculou comercial para TV durante o Super Bowl nos EUA pelo quarto ano consecutivo.

A companhia vem incrementando o investimento em marketing nos últimos cinco anos: passando de US$ 3,3 bilhões em 2014, para US$ 3,8 bilhões em 2015, US$ 5 bilhões em 2016, US$ 6,3 bilhões em 2017 e US$ 8,2 bilhões em 2018.

Analistas dizem que é difícil fazer uma comparação exata com outros grandes anunciantes, como P&G e Unilever, porque cada empresa divulga seus investimentos na área de uma maneira diferente.

A P&G, que tem sido amplamente considerada como maior anunciante do mundo nos últimos anos, investiu US$ 7,1 bilhões em publicidade em um ano, até junho de 2018, de acordo com seu mais recente relatório anual. Em 2013, o aporte foi de US$ 8,2 bilhões. A P&G tem ainda outras despesas "não publicitárias" como parte de seus gastos de marketing, mas não divulgou um valor.

A Unilever, que é geralmente considerada a segunda maior anunciante do mundo, investiu € 7,6 bilhões no que chama de "investimento em marca e marketing" em 2017, de acordo com seu relatório anual mais recente.

Jonathan Barnardhead de previsões e diretor de inteligência global da Zenith, disse que os números da Amazon sugerem que a empresa agora está "no mesmo nível" dos principais anunciantes globais e que "certamente" está entre os cinco primeiros.

Adam Smith, futures director do Group M, observou que é "notável" que a Amazon "possa agora igualar ou mesmo superar os maiores anunciantes estabelecidos do mundo".

A P&G e a Unilever têm procurado melhorar as margens de lucro em meio a um baixo crescimento percentual de receita e ambas reduziram o tamanho da lista das agências com as quais trabalham nos últimos dois anos. Por outro lado, a Amazon vem aumentando suas receitas em cerca de 30% ao ano.

Leia a matéria da Campaign na íntegra aqui.

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