Mapa OOH

Clear Channel, JCDecaux e Otima lançam sistema de métricas

04.04.17

Clear Channel, JCDecaux e Otima se associaram para criar o Mapa OHH, projeto que promete oferecer métricas com o objetivo de ajudar agências e anunciantes a planejar campanhas de mídia out of home.

A iniciativa, que segue as recomendações da European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), oferecerá informações sobre mobilidade urbana da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro.

Segundo a coordenação do Mapa OOH, a metodologia cruzará dados dos inventários das empresas exibidoras, como tipos, quantidades de faces e geolocalização, com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos diários, levando em conta os meios de transporte.

O projeto também irá utilizar pesquisas de fornecedores como Ipsos Connect Brasil, Ipsos UK, MGE Data e Luca D3.

Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH, afirma que o objetivo do lançamento é alcançar um share de investimento próximo ao de países como Japão, França e Inglaterra que já usam métricas semelhantes às implantadas no Brasil. A ideia é que outras exibidoras se juntem ao projeto.

O lançamento do serviço está previsto para o início do segundo semestre, mas já foram revelados alguns dados iniciais. A primeira prévia foi extraída de levantamentos da Ipsos Connect em 2016 (amostra de cerca de 3 mil domicílios).

De acordo com o apurado, em uma semana, moradores da Grande São Paulo e Grande Rio realizam quase 400 milhões de trajetos. "Considerando que em cada uma dessas viagens, esse público é exposto a várias mensagens publicitárias da mídia out of home nas ruas, prédios comerciais, shoppings e meios de transportes, o resultado mostra o enorme potencial de impactos das campanhas de OOH", argumenta Viriato.

Ainda segundo a pesquisa, a mídia OOH tem maior exposição entre a população economicamente ativa (PEA).

Na Grande São Paulo, o meio conta com 88% de exposição, seguida de perto pela TV aberta (87%). Na sequência estão internet (79%), rádio AM e FM (68%), revista (49%), TV paga (48%), jornal (44%), e cinema (23%).

Na Grande Rio OOH (86%) aparece praticamente empatado com a TV aberta (87%). Os demais meios representam a seguinte exposição: internet 66%, rádio AM e FM 62%, TV paga 48%, jornal 47%, revista 35% e cinema 17%. Confira a imagem, abaixo, com esses e outros dados.

"Mais do que mostrar quantas pessoas passam em frente a peças de mídia exterior, iremos apresentar resultados da probabilidade real do contato que elas tiveram com cada uma das peças. Esses dados irão permitir o cálculo da audiência, alcance e frequência das campanhas", observa Viriato.

Mapa OOH