arrow_backVoltar

Marcas globais + valiosas 2018

Espie o ranking da Interbrand

04.10.18

A Apple é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório de 2018 Best Global Brands, da Interbrand.

De acordo com a lista, o valor de marca da primeira colocada cresceu 16% em comparação ao ano passado, para US$ 214,5 bilhões - trata-se da primeira vez que a marca dos US$ 200 bilhões foi superada.

Em segundo lugar, o Google subiu 10%, para US$ 155,5 bilhões, enquanto a Amazon, avaliada em US$ 100,8 bilhões, aparece em terceiro lugar, com alta de 56% - a marca que registrou o maior crescimento na lista.

Microsoft na quarta posição (avaliada em US$ 92,7 bilhões) e a Coca-Cola (US$ 66,3 bilhões), na quinta, completam as cinco primeiras posições do ranking.

Entre as empresas que tiveram maior ascensão estão Netflix, com crescimento de 45% em relação ao valor da marca 2017, Gucci (alta de 30%), Salesforce.com (23%) e Louis Vuitton (23%).

Facebook, em nono lugar, sofreu uma queda de 6% no valor de marca em relação a 2017, na esteira do escândalo de uso incorreto dos dados da Cambridge Analytica, encerrando uma sequência de cinco anos em que o Facebook aparecia como a marca com maior crescimento.

O relatório, em sua 19ª edição, baseia sua avaliação em três áreas de análise: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha nas decisões de compra; e a força competitiva da marca e sua capacidade de criar lealdade, sustentando a demanda e o lucro no futuro.

Confira abaixo as 20 marcas mais valiosas (e a lista completa na imagem, abaixo):

Rank Brand Sector Value ($m) % change

1 Apple Technology 214,480 16%

2 Google Technology 155,506 10%

3 Amazon Retail 100,764 56%

4 Microsoft Technology 92,715 16%

5 Coca-Cola Beverages 66,341 -5%

6 Samsung Technology 59,890 6%

7 Toyota Automotive 53,404 6%

8 Mercedes-Benz Automotive 48,601 2%

9 Facebook Technology 45,168 -6%

10 McDonald's Restaurants 43,417 5%

11 Intel Technology 43,293 10%

12 IBM Business services 42,972 -8%

13 BMW Automotive 41,006 -1%

14 Disney Media 39,874 -2%

15 Cisco Technology 34,575 8%

16 GE Diversified 32,757 -26%

17 Nike Sporting goods 30,120 11%

18 Louis Vuitton Luxury 28,152 23%

19 Oracle Technology 26,133 -5%

20 Honda Automotive 23,682 4%

Marcas globais + valiosas 2018

/