arrow_backVoltar

Mil Beijos

Animação brasileira no Festival de Annecy

06.06.18

A animação brasileira “Mil Beijos”, dirigida pelo carioca Richard Goldgewicht (que mora em Los Angeles) e produzida por Eitan Rosenthal, será uma das atrações da mostra paralela “Tudo Bom” do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França. Nesta edição, o evento homenageia produções brasileiras, como dissemos por aqui.

"Mil Beijos" narra a história de amor vivida pelos avós maternos do produtor do filme, um polonês e uma alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a chegada de Hitler ao poder, Moses resolve viver no Brasil enquanto a noiva, Nettechen, continua na Alemanha, sozinha.

"Eu estava digitalizando fotos e documentos da minha família quando encontrei dez cartas em alemão, da década de 1930. Foram enviadas pelo meu avô, daqui do Rio de Janeiro, para a minha avó, que havia decidido permanecer em Berlim", conta Rosenthal.

Baseado nos textos, o produtor buscou elementos ficcionais para recriar o que teria acontecido durante o período de separação dos dois. Como as cartas escritas pela avó foram perdidas, a animação cria algumas situações que ela poderia ter vivido durante os seis meses em que o casal permaneceu distante.

Concebido e produzido em mais de cinco anos, o filme contou com a participação de 30 profissionais do Brasil, EUA, Irlanda, Uruguai e Ucrânia, além de atores alemães que emprestam suas vozes aos personagens.

A equipe norte-americana contou com Emanuele Arnone, que assinou a trilha sonora, e Darci Brislin, roteirista. No Brasil, Eitan Rosenthal, a coordenadora de produção Iaara Rosenthal, o consultor de animação Guto Carvalho, além de Cristiano Pinheiro e sua equipe da Punch Audio, responsável pela finalização de áudio e mixagem. Gorod Gorodetcki produziu a abertura do filme.

No Uruguai, “Mil Beijos” recebeu os cuidados dos animadores e ilustradores Gastón Pérez e Santiago Germano, sob a direção de animação de Gustavo Wenzel.

Na Irlanda, contou com as ilustrações e direção de arte do artista Alan Dunne, e na Ucrânia, Valerie Sapinska trabalhou na finalização de imagem.

A atriz alemã Elke Sommer dá voz à personagem Nettechen. Já Moses, autor das cartas retratadas no filme, ganha vida na animação na voz do ator alemão Christian Oliver.

A animação será exibida ainda em outros cinco festivais internacionais nos próximos meses: no Real Time Film Festival, da Nigéria; no Atami Film & VR Festival, no Japão; no San Francisco Jewish Film Festival, nos EUA; no 15th in the Palace International Short Film Festival, na Bulgária; e no Alpinale Short Film Festival, na Áustria.

Serviço:

Mil Beijos (A Thousand Kisses)

Onde: Mostra paralela “Tudo Bom” no Festival de Annecy (França)

Quando: de 11 a 16 de junho

 

Mil Beijos

/