arrow_backVoltar

Most-liked post ever

A foto de um ovo. E o Instagram tem um novo recorde

14.01.19

O assunto está rodando nas redes sociais. Desde o domingo, 13, o post mais curtido na história do Instagram deixou de ser um de Kylie Jenner (sobre sua filha nascida em fevereiro do ano passado). Engana-se quem pensa em mais uma celebridade. É a imagem de um ovo, um simples ovo, que detém agora essa marca. São mais de 28 milhões de likes e mais de um milhão de comentários.

A conta que detém esse recorde é batizada de Egg Gang e só tem uma publicação, sem maiores esclarecimentos sobre quem é responsável pelo conteúdo. Seu objetivo era bater o recorde de Kylie, que era de pouco mais de 18 milhões de likes.

A imagem foi postada no dia 04 de janeiro - e tem diversos veículos marcados, da CNN ao BuzzFeed. Na bio, o texto foi atualizado após a conquista da marca e diz: “Detentores do recorde mundial da foto mais curtida do Instagram”. No Stories, outro recado (publicado em torno das 23h do domingo, horário de Brasília): “Isto é uma loucura. Que tempos para estar vivo. Agradeço muito por todo o apoio e as mensagens”. E os criadores avisam que isto não é o fim. Outra mensagem anuncia “Egg Gang Merch incoming”.

Como um post se torna tão popular? Como algo tão simples pode de repente virar um acontecimento global?

O jornal The New York Times lembra, ante a popularidade do ovo misterioso, que, “em escala, uma frivolidade da internet começa a parecer menos frívola”. O diário aponta que em 2017 um estudante de 16 anos, Carter Wilkerson, bateu um recorde de retweets após pedir nuggets de graça por um ano para a rede Wendy’s. O rapaz perguntou no Twitter quantos retweets eram necessários para isso. A rede respondeu de bate-pronto: 18 milhões. Carter ficou muito longe disso: 3,5 milhões. Mas conquistou notoriedade... e os nuggets.

Após ter pedido ajuda aos usuários, o estudante conseguiu que seu post fosse bem retuitado. E foi o suficiente para desbancar o famoso selfie de Ellen DeGeneres no Oscar de 2014. Diante disso, a Wendy's decidiu dar os nuggets sonhados.

Mas recordes existem para serem quebrados. Em janeiro deste ano, o bilionário japonês Yusaku Maezawa decidiu que era hora de destronar o jovem Carter e no dia 05 ultrapassou os retweets do estudante americano com um post que dizia, em japonês, para que republicassem sua mensagem e que iria distribuir 100 milhões de ienes (ou cerca de US$ 925 mil) para 100 pessoas dentre todas as que dessem RT e o seguissem no Twitter. O incentivo deu certo e o tweet foi replicado mais de 4 milhões de vezes.

Novo recordista do Twitter, Maezawa é dono da marca de roupas Zozo Inc - que foi mencionada no post logo no início da mensagem. O bilionário japonês se tornou conhecido também por ser o primeiro cliente particular a ter adquirido passagem para viajar até a  lua na Space X, a companhia de Elon Musk.

Se a moda pegar, é só questão de esperar para surgir mais um perfil pedindo a ajuda dos usuários para bater mais um recorde nas redes sociais. Quanto a Kylie Jenner, a ex-recordista do Instagram reagiu com um vídeo e uma provocação ao sucesso da página Egg Gang. Pegou um ovo parecido com o da postagem e o quebrou no asfalto quente. A legenda não passou de quatro palavras: “take that little egg”.

Most-liked post ever

/