arrow_backVoltar

Mostra Online Cinesolar

Aberta seleção de 56 curtas das periferias

23.07.21

O Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, abriu um processo de seleção para a escolha de 56 curtas-metragens com temática infanto-juvenil. As obras selecionadas vão compor a 1ª Mostra Online Cinesolar: A Brincaderia Tá On, que será realizada em outubro, com o patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL. Ela irá priorizar trabalhos de produtoras e coletivos que atuam nas periferias, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários.

O evento será online para se adequar às medidas sanitárias adotadas contra a covid-19. A curadoria é da Margem Entretenimento. As inscrições vão até o dia 09 de agosto.

A mostra de filmes pretende ainda ampliar o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, com a proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

O autor de cada filme selecionado vai receber R$ 500 como forma de licenciamento da obra, que será exibida pelo canal do Cinesolar no YouTube.

Serão aceitos curtas de até 25 minutos das mais variadas linguagens, como documentário, ficção, experimental e animação. Cada proponente poderá submeter até três projetos para apreciação da curadoria. Até dois desses podem ser selecionados. O regulamento está aqui.

"Através deste chamamento, é possível aliar a cultura com atenção social pelo incentivo à produção audiovisual, uma área em que nós temos muita expertise e da qual somos incentivadores. É uma excelente perspectiva para a produção cultural brasileira que tanto tem padecido neste momento. Esperamos descobrir novos talentos e materiais muito ricos em regionalismos, linguagem e características únicas dos vários ‘Brasis’ que nosso país possui", declarou o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Interessados devem inscrever os curtas por meio de um formulário (aqui). As obras selecionadas serão divulgadas até o dia 20 de setembro pelo site do Cinesolar, projeto que existe desde 2013.

Será uma seleção com filmes inspiradores e criativos, que refletem toda a originalidade e potencial artístico dos realizadores audiovisuais brasileiros”, afirmou Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

Masterclass

Além dos filmes exibidos na mostra, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses ministradas por profissionais do setor sobre diversas vertentes do audiovisual.

Oficinas para crianças e jovens sobre cinema através de atividades lúdicas também serão oferecidas. A mostra prevê também exibição de vídeos dos diretores participantes falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual e principais referências. O conteúdo ficará disponível no canal do Cinesolar no YouTube.

Mostra Online Cinesolar

/