Na Índia

Combate às fake news, em 1ª campanha para TV do WhatsApp

dezembro

O WhatsApp apresenta sua primeira campanha para TV na Índia, chamada “Share joy, not rumors”, focada em alertar sobre os problemas trazidos com a disseminação de fake news.

A agência de Mumbai Taproot Dentsu criou três comerciais (assista abaixo), dirigidos por Shirsha Guha Thakurta, que transmitem narrativas sobre rumores que realmente se espalharam no WhatsApp via spam, bem como em grupos de famílias e de escolas.

O protagonista de cada filme ensina alguém importante em suas vidas a não espalhar fake news e usar os mecanismos de controle do WhatsApp, como bloquear remetentes e deixar grupos onde notícias falsas são divulgadas.