arrow_backVoltar

NeyType

Quedas de Neymar na Copa rendem tipografia

11.07.18

Em Dublin desde fevereiro, o diretor de arte Luciano Jacob não ficou imune à onda de memes ligados a Neymar na Copa da Rússia. Por mais que seja reconhecido como o grande nome da seleção brasileira, o camisa dez virou alvo de brincadeiras na internet devido a suas quedas e reações em jogos do mundial.

Luciano, que está trabalhando em uma agência irlandesa, Connector (que tem um brasileiro como sócio, Ivan Adriel), não é muito fã de futebol, mas era inevitável acompanhar os jogos com os amigos. Quando viu uma das fotos de uma das quedas de Neymar, enxergou semelhanças com uma fonte. Então, resolveu fazer também uma brincadeira: criar uma tipografia com as poses.

Foram duas semanas para pesquisar as imagens e montar o alfabeto, que batizou de NeyType. “Tive de fazer adaptações. Uma das fontes mais difíceis foi fazer o ‘s’. Outra, o ‘q’. Tive de usar a criatividade”, conta Luciano, que antes de viajar para Dublin passou um semestre atuando em projetos na Mutato e na Purple Cow. Antes disso, trabalhou na BETC, entre outras agências.

O plano era lançar as fontes no jogo Brasil x Bélgica. Mas a elaboração das letras levou mais tempo do que Luciano imaginava. “Torci muito para o Brasil vencer porque aí apresentaria as fontes no jogo seguinte”, disse Luciano, que é paranaense e morou em São Paulo entre 2013 e 2017. Como a seleção foi derrotada por 2 a 1, restou ao diretor de arte lançar na web o NeyType no dia em que os brasileiros esperavam enfrentar a França. Junto com as letras, ele preparou uma mensagem de incentivo à seleção: Hexa 2022.

Reação

Luciano afirmou que a tipografia não é uma crítica. Foi criada mesmo para divertir com algo que tinha potencial de viralizar –  de fato, as quedas de Neymar viraram assunto mundo afora (na internet há vídeos de crianças a bombeiros encenando reações exageradas).  Porém o diretor de arte destaca a mensagem do hexa que ele preparou para divulgar as fontes. “A mensagem tem o lado positivo da torcida pelo hexa”. Segundo ele, as reações, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros, demonstram que o público entendeu a brincadeira.

O link com download do NeyType (aqui), de acordo com o criador da tipografia, já foi clicado mais de 11 mil vezes desde o lançamento, na terça-feira 10.

Irlanda

Ao chegar em Dublin, Luciano procurou trabalho em agências locais. Uma delas era a Connector, que atua mais como um estúdio de inovação, com projetos que vão de workshops a eventos feitos para clientes como Volkswagen. O diretor de arte levou sua pasta para a agência, que ficou bastante interessada nos clientes da área de alimentos que atendeu (como Pizza Hut e Starbucks). Sua expertise no digital também pesou na sua contratação. Ele tinha antes experiência com a criação de fontes? "Não. Como diretor de arte, utilizei muitas fontes. Mas desenvolver uma tipografia isso eu nunca tinha feito. Foi trabalhoso", confessou. Em seus planos, Luciano permanece em Dublin até outubro. Se voltar para São Paulo, terá como experiência a repercussão do NeyType.

 

Lena Castellón

NeyType

/