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No Brasil

Telefônica Vivo responde à CVM

27.07.16

Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, emitiu comunicado depois de questionamentos que teriam sido feitos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), sobre possível auditoria, específica na área de marketing, que estaria acontecendo na empresa, informa o jornal Valor Econômico.

A CVM queria saber sobre a veracidade das afirmações veiculadas no pelo jornal Valor, em matéria intitulada “Telefônica audita área de marketing no Brasil”. De acordo com a publicação, estaria havendo uma investigação conduzida pela matriz da empresa, na Espanha, o que poderia levar ao descredenciamento de prestadores de serviços. Ainda segundo o Valor, a tele estaria se preparando para adotar um código de ética específico para os fornecedores da área de marketing (leia aqui).

Em resposta, a Telefônica Brasil informou, em comunicado assinado por David Melcon Sanchez-Friera, diretor de relações com investidores, "que adota princípios de atuação ética e que fomenta e incentiva a observância de normas e regras internas relacionadas à compliance. Sendo assim, adota procedimentos de controles internos, aplicáveis às suas operações e atividades, os quais estão em constante atualização e aprimoramento, com vistas a manter os mais altos padrões de excelência."

A empresa também destacou que "trabalhos internos relacionados com auditorias e revisões, sejam eles de processos, procedimentos ou contratos, são atividades rotineiras e correspondem a ferramentas usuais na consecução de tais objetivos, compatíveis com as melhores práticas de mercado."

No texto, a Telefônica garantiu que "cumpre comentar que a notícia apresenta afirmações acerca de suposta preocupação específica da companhia quanto à área de marketing, trazendo referência a uma possível auditoria geral em relação a essa área, com a adoção de códigos e manuais de boa conduta específicos, assim como a revisão de contratos e acordos dos prestadores de serviços da referida área, com vistas a possíveis descredenciamentosNada obstante manter uma prática cotidiana de integridade e controles internos, a companhia esclarece que não há procedimento em curso com as características referidas no parágrafo anterior."

Em relação ao desligamento de Cris Duclos, ex-diretora de imagem e comunicação da Vivo, que deixou a empresa em junho (leia aqui), a Telefônica apenas declarou que "reitera sua prática de não comentar questões dessa natureza."

"Considerando as informações prestadas, a Telefônica Brasil entende que não havia motivos para tratar o referido assunto como Fato Relevante, nos termos da Instrução CVM no 358/02, por não se enquadrar nas hipóteses legais e regulamentares, razão pela qual não foram assim considerados", completa o texto do comunicado.

Procuradas anteriormente pelo Clubeonline, a Telefônica Vivo e as três agências que atendem o cliente (Africa, DPZ&T e Y&R) optaram por não se pronunciar sobre o assunto (leia aqui).

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