arrow_backVoltar

No Brasil

GfK encerra operação de medição de audiência de TV

22.09.17

O instituto alemão GfK encerra no Brasil sua área de mensuração de audiência de TV, que concorria com a Kantar Ibope Media. A  empresa informa que suas outras divisões - como pesquisas de mercado e varejo - serão mantidas.

A companhia justificou o fim da operação dizendo que "deparou-se com um cenário que tornou insustentável a manutenção dos serviços de medição" da audiência de TV no Brasil.

Record, SBT e RedeTV!, que teriam se comprometido (em 2013) a investir US$ 100 milhões nos primeiros anos de apuração de audiência de TV no país, teriam interrompido há um ano e meio o pagamento a GfK, e estariam exigindo ressarcimento dos valores investidos, por considerarem que a empresa não teria cumprido cláusulas contratuais. As emissoras já teriam entrado com ações judiciais contra a GfK.

Confira abaixo a íntegra da nota enviada aos clientes da GfK e reproduzida por Ricardo Feltrin:

"Transcorridos aproximadamente cinco anos de seu estabelecimento em território brasileiro, a GfK Market Research Pesquisa de Mercado Ltda. (“GfK Medição de Audiência de TV”) deparou-se com um cenário que tornou insustentável a manutenção dos serviços de medição quantitativa contínua de mídia no Brasil.

Assim, é com pesar que a GfK Medição de Audiência de TV comunica que não prestará serviços de fornecimento de dados de medição quantitativa de mídia a você a partir de 21 de setembro de 2017.

As operações de pesquisas da GfK, por sua vez, serão mantidas tal como estabelecidas desde meados de 2002.

A GfK Medição de Audiência de TV reitera seu orgulho e satisfação por efeito do legado positivo que deixou para o setor de medição de audiência no Brasil, por meio de uma proposta comercial transparente e consistente, suficiente para elevar o setor brasileiro de medição quantitativa contínua de mídia ao patamar de excelência global, especialmente nos quesitos tecnologia e ciência de dados.

A atenção dispendida aos clientes também foi um diferencial da GfK durante o desenvolvimento de sua estratégia no Brasil.

Por fim, a GfK agradece imensamente a confiança que vocês depositaram nos projetos, dados e reputação que outrora foram apresentados.

Atenciosamente,

Leopoldo Schneider
GfK Market Research Pesquisa de Mercado Ltda."

Com informações de Daniel Castro e Ricardo Feltrin.

No Brasil

/