Nota de Falecimento

Altino João de Barros, aos 93 anos

18.02.18

Altino João de Barros, que em setembro deste ano completaria 74 anos de carreira, dedicados à Mídia, e que tinha 93 anos de vida, faleceu às 6h30 deste domingo, 18/02.

Altino nasceu no Rio de Janeiro, em outubro de 1924, e se graduou na Faculdade de Ciências Econômicas do Estado do Rio de Janeiro.

Foi o funcionário que mais tempo trabalhou na McCann Erickson. Ali, em 1944, iniciou sua vida profissional como office boy no departamento de produção, passando a mídia, gerente, diretor, chegando a vice-presidente executivo (em 1982) e conselheiro da agência.

Foi professor de mídia na FGV do Rio (1967/69) e na Escola Superior de marketing (ESPM) de São Paulo (1975/83). Foi do conselho da ESPM, assim como participou dos conselhos ou diretorias de entidades como Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), Instituto Verificador de Circulação (IVC), Grupo de Mídia e Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), entre outras.

Até os 88 anos, Altino 'dava expediente' na McCann, quase que diariamente, em sua sala no segundo andar.

O senhor Altino e Julio Ribeiro (que também faleceu recentemente) foram homenageados em documentário produzido em 2014 pela Malabar Filmes.

Em 2013, Altino lançou o livro A Mídia no Brasil. Do Reclame à Era Digit@l.

"Altino foi inovador quando a palavra inovação nem sequer fazia parte do vocabulário do nosso mercado. Com ele, nasceu a mídia técnica, o GRP, o IVC. Sua contribuição ficará marcada para sempre na história da propaganda brasileira. Perdemos um grande mestre", comenta Paulo Sant’Anna, presidente do Grupo de Mídia São Paulo e vp de mídia da mcgarrybowen.

"Altino Joao de Barros foi um dos grandes nomes que ajudaram a construir a área de mídia no Brasil. Aqui, o reconhecimento da ABAP e de todas as agências brasileiras ao homem e ao profissional ”, destaca Mario D’Andrea, presidente da ABAP.

"Quero aqui registrar um lado do Altino que não é tão famoso, sua participação decisiva no desenvolvimento do turismo, por meio do São Paulo Convention & Visitors Bureau, onde atuou como presidente, diretor e vice-presidente", sublinha Aristides de La Plata Cury, presidente do Skål Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

Nota de Falecimento