Nota de falecimento

Lester Wunderman, pai do marketing direto, aos 98 anos

janeiro
2019

Fundador da Wunderman e chairman emérito da companhia, Lester Wunderman faleceu aos 98 anos no dia 09 de janeiro. A informação foi dada oficialmente pela Wunderman Thompson nesta sexta-feira, 11. Ele é considerado o “pai do marketing direto”.

Em 1958, como explica a Wunderman Thompson (leia comunicado oficial aqui), Lester Wunderman lançou um tipo diferente de agência de publicidade, focada nas vendas de seus clientes. Aquela empresa – batizada inicialmente de Wunderman, Ricotta & Kline - criou um conceito que transformou a indústria: o marketing direto, segmento que movimenta trilhões de dólares.

Em 1967, Wunderman estabeleceu o conceito em uma apresentação no Massachusetts Institute of Technology. Depois de seu discurso, ele foi chamado de “pai do marketing direto”.

Wunderman tornou-se colecionador de arte e fotógrafo. Escreveu também o livro Being Direct, Making Advertising Pay, publicado em 1997. De acordo com Mel Edwards, CEO da Wunderman, “Lester possuía a curiosidade de um cientista, olho de artista, alma de escritor e coração de empreendedor”.

A Wunderman e a J. Walter Thompson foram reagrupadas em uma empresa única pelo Grupo WPP. A nova companhia foi nomeada Wunderman Thompson, em novembro do ano passado (leia mais aqui).
Lester Wunderman estabeleceu o conceito de marketing direto em 1967. Foto - Wunderman