arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Uma visita à feira Brasil Game Show (por Angela Bassichetti)

13.10.15

Criada em 2009, Brasil Game Show (BGS) se tornou a maior feira de games do país, e a edição deste ano aconteceu entre os dias 9 e 12 de outubro.

Mais de 250 mil pessoas passaram pelo evento nestes 4 dias. Sim, muita gente passou por lá: nerds, geeks, mães, cosplays, empresários, produtores, curiosos e youtubers. Todos andando pelos estandes dos maiores produtores de games do mundo à procura de novidades sobre seus games favoritos.

XBox, PlayStation, Warner Games e várias outras empresas trouxeram novidades e lançamentos para seus estandes.

Os gamers brasileiros puderam testar, em primeira mão, jogos que só serão lançados em 2016. Estações onde os visitantes podiam jogar as novas versões dos seus jogos favoritos eram concorridas. Os lançamentos de "Call of Duty Black ops 3", "Guitar Hero Live", "Halo 5", "Battlefront Star Wars" e "Rise of Tomb Rider" geraram filas imensas. E por falar em Lara Croft, ela volta ainda mais forte, mais pró-ativa e menos sexualizada no novo game, segundo a gerente de comunidade Meagan Marie.

Outra novidade veio do produtor de "Street Fighter 5", Yoshinori Ono, que apresentou a primeira personagem brasileira na história do game: ela se chama Laura e é lutadora de jiu-jitsu. Fãs aplaudiram entusiasmados quando o produtor retirou a capa que protegia a estátua e revelou a brasileira.

E para quem acha que não existe esporte na vida dos gamers, se engana. Quatro campeonatos aconteceram durante o evento.

Brasil Game Cup promoveu a competição do game DotA2. O prêmio para o grande vencedor foi de R$40 mil e quem levou foi a equipe PaiN Game. Teve também futebol: torneio da Fifa 16 aconteceu no estande da Warner Games.

Campeonato de Ultra Street Fighter IV foi promovido pela CapCom Pro Tour. A final aconteceu no estande da PlayStation. O vencedor, Keoma Pacheco, garantiu sua vaga na final mundial, que vai acontecer em São Francisco, dia 06 de dezembro.

E no animado campeonato do Just Dance 2016, os 8 finalistas disputaram uma vaga para a final mundial que acontecerá em Paris. Players subiram ao palco emocionados, chorando, como se estivessem na final do "The Voice Brasil".

Palmas para o vencedores que vão representar o Brasil. Estamos torcendo por vocês. lol

E o mercado para esse público vai além de consoles, games e toys. Estandes apresentavam cadeiras que mais pareciam naves espaciais, fones incríveis e consoles especiais. Tudo para o conforto dos gamers, para que eles possam passar horas e horas jogando confortavelmente em seus mundos paralelos.

Agora, vamos falar sobre as atrações que a feira trouxe e vão além dos próprios games: os Youtubers. O estande do YouTube promoveu o YouTube Gaming trazendo Youtubers famosos, como Resendeevil, Venon e Am3nic.

Outros estandes contaram com a presença de Youtubers para garantir visitantes. Malena e Afreim, do Taa Fuck, estiveram no estande da IGN.

Os fãs se amontoaram para ver seus Youtubers favoritos. Filas extensas se formaram para os meets and greets. Gamers, geeks e até mães estavam lá, tentando de tudo para garantir uma senha para tirar uma foto ou ganhar um autógrafo. Mas as senhas se esgotavam rapidamente e nem todo mundo conseguiu.

E por que os Youtubers são a bola da vez? Porque eles criaram um mercado novo de conteúdo. O mundo dos games não se limita apenas ao jogo em si e à experiência entre você e o console do game. Os Youtubers criaram outra maneira de consumir games, e hoje têm um público de milhões de pessoas no mundo todo.

Você conhece o Minecraft? Se você tem filhos, certamente já ouviu falar desse jogo. Com ele, Youtubers como Resendeevil ou Miss Pinguina produzem episódios diariamente. Eles usam o jogo como cenário para desenvolver suas séries e postar em seus canais, onde milhares de fãs esperam diariamente por novas histórias.

Youtubers conseguem desenvolver séries inteiras sem limitações de produção. Podem criar sagas com castelos, dragões e milhares de figurantes. Tudo no Minecraft. Sem custo de cenografia, voice over ou roteirista. Com velocidade e baixo custo de produção.

A Miss Pinguina criou uma série de episódios sobre culinária no MineCraft. Durante o programa, ela ensina como cultivar no jogo os ingredientes que serão necessários para preparar a receita. Isso inclui vegetais, frutas e carne, de frango ou de zumbi.

Youtubers recebem Youtubers convidados em seus episódios e desenvolvem novas séries. Um exemplo é a série "Isolados" - sucesso criado por Resendeevil e Casal de Nerds. Eles são jovens, são nerds e são legais. Não são perfeitos e não seguem padrões de beleza. São próximos do seu público e valorizam os viewers e seus likes.

Se você quiser entender um pouco mais sobre essa nova forma de conteúdo, pode começar pelos canais da lista abaixo, ou perguntar para uma criança mais próxima de você.

Bom jogo.

Resendeevil
Miss Pinguina
Afreim – TaaFuck
Casal de Nerd
Wolff

Angela Bassichetti, diretora de criação da Turner

O Espaço é Seu

/