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O Espaço é Seu

Solte suas correntes com a ajuda da tecnologia (Marcel Matsuda)

26.08.16

Alguns anos atrás, em viagem de férias, conheci em um hostel, em Dublin, uma brasileira que trabalhava à distância e cumpria religiosamente seus horários com seu empregador. Na época. me pareceu uma prática um tanto quanto caseira, pois dava a impressão de que a empresa que a havia contratado não possuía recursos para mantê-la e pagava parte de seus honorários com comodidade ou não possuía condições de manter uma estrutura física que pudesse comportá-la. O tempo passou e novas tecnologias e plataformas de comunicação foram surgindo, o que reduziu demais o valor de acesso.

Há alguns meses, adotamos na fri.to a prática do home office. Todo paulistano ou qualquer cidadão que vive nesta verdadeira metrópole cosmopolita, sabe que sexta-feira é um dia caótico no trânsito. Há mais carros nas ruas, os transportes públicos ficam mais cheios e as pessoas mais irritadas por perder mais tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho. E são nestas sextas-feiras que nossos colaboradores têm a liberdade de evitar todo transtorno de locomoção dentro da caótica urbe que vivemos. Além da redução de 20% nos custos fixos da empresa, sentimos um maior envolvimento da equipe, pois sobra fôlego para pensar em outros assuntos que não os ligados ao cotidiano.

A ideia nasceu de repente, em um belo dia em que o diretor de operações, Erich Lago, precisou trabalhar de casa em plena sexta-feira. 'Bom, se isso vale para um, vamos fazer valer para todos, não é mesmo?' Parecia loucura, mas a fri.to foi estrategicamente testando a melhor forma, começando a oferecer home office de forma setorizada, por departamentos, e percebeu que os benefícios eram enormes para a saúde da empresa e dos funcionários.

Não ter que enfrentar essa rotina desgastante no dia que antecede o final de semana deixa o colaborador mais feliz e bem-humorado durante toda a semana e o trabalho rende mais, inclusive no dia de home office. Nós trabalhamos com entregas e todos sabem das suas responsabilidades. Estamos sempre conectados e o time entende isso como um benefício e retribui dando o seu melhor como profissional. E tem mais: é isso que nossos clientes precisam, talentos engajados e comprometidos com os projetos.

O home office é um processo maravilhoso, mas que, como qualquer outro, leva tempo e é algo não tão simples de se implementar. Confiança entre empregado-empregador precisa ser exercitada, controles de qualidade precisam ser acompanhados, e principalmente, a empresa precisa certificar-se de que o ambiente é favorável para esta prática que certamente fará parte da cultura da empresa.

Marcel Matsuda, sócio-diretor de novos negócios da fri.to

Leia texto anterior, que também aborda este tema, aqui.

O Espaço é Seu

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