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O trending topic que toca

Brasileiro agita o Twitter quando se trata de música

31.08.17

Música move multidões. No caso do Twitter, boa parte dessa multidão fala português. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o país que mais tuita a respeito de algo relacionado à música, seja um evento ao vivo (shows, por exemplo) ou uma premiação, uma celebridade ou um videoclipe. Além disso, trata-se do tema que mais gera trending topics. Segundo o microblog, na lista dos assuntos mais comentados está a música, com 24%, seguida da TV (23%) e do futebol (14%). Do início de 2016 até agora, mais de dois bilhões de tweets sobre música já foram produzidos. Desse total, 20% foram publicados por brasileiros.

Diante desses dados e do comportamento do usuário quando se fala disso, o Twitter decidiu encomendar mais pesquisas e estabelecer uma estratégia criada no Brasil e que poderá se expandir para outros mercados, como sinalizou Cadu Aun, diretor comercial da empresa, em evento para o mercado realizado na noite desta quarta-feira, 30. A proposta é que as marcas dominem o território da música. E, para isso, contem com a plataforma para impulsionar suas ações e engajar mais os consumidores.

Com o Rock in Rio se aproximando (o primeiro dia de shows será 15 de setembro), o Twitter fez questão de ressaltar o poder da música. De acordo com a empresa, o RiR é o evento de música mais comentado do mundo. Mas algo que deve ser salientado é que as conversas são estabelecidas bem antes de o evento acontecer. É comum que as marcas se concentrem no live. Um levantamento feito para a edição passada do Rock in Rio, porém, revelou que 25% dos tweets sobre o festival ocorreram 30 dias antes da abertura.

Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter Brasil, afirmou que há três ondas de engajamento que as marcas podem surfar no território da música: big events, TV moments e always on (conversas constantes). Nos grandes eventos podem ser incluídas as premiações – os brasileiros, por exemplo, tuitam mais a respeito do EMA (prêmio da MTV na Europa, que acontece em novembro) do que os usuários europeus e americanos. De acordo com Fiamma, com a música, a visibilidade da marca é 54% superior à da média da Millward Brown.

Em relação à TV, o Twitter afirma que 69% dos usuários estão postando no mesmo momento em que estão ligados na programação televisiva. Esse comportamento dobra os índices de lembrança de marca.

Para criar conexão com o público, a empresa apresenta variadas soluções, aplicadas conforme as necessidades da marca, desde o formato First View (com 24h de mensagens no Twitter) ao Periscope (com conteúdo ao vivo), de parcerias em projetos (a plataforma Niche, que ajuda a desenvolver campanhas e ações com criadores) a promoted videos.

Um case de sucesso que o Twitter levou ao evento foi o do energético TNT, que teve um projeto criado pela parceria entre Y&R e Niche e que envolveu os rappers Thaíde e Rico Dalasam. Outro exemplo foi o de uma marca de cerveja, a mexicana Tecate, que implantou um serviço de bot em que prestava informações ao público de um festival (o Tecate Pal Norte) por meio da hashtag #FestivalGuru.

Perfis da audiência

Uma orientação do Twitter para as marcas é que elas conheçam a audiência. Para facilitar esse trabalho, foram indicados quatro gêneros que estão entre os mais falados (confira abaixo algumas características desses perfis):

- Pop – mulheres jovens, que acompanham programação musical na TV e tuitam a respeito, que usam serviços de streaming, mas que também consomem conteúdo de rádio;

- Rock – jovens de ambos os sexos, que frequentam shows de bandas e usam streaming;

- K-Pop – mulheres jovens fissuradas pelo tema (pop coreano), com alta frequência em shows do tipo;

- Sertanejo – jovens de ambos os sexos que têm o rádio mais presente no consumo cotidiano.

De todo modo, é importante ter em mente que brasileiro ama música e que mesmo as celebridades internacionais estão atentas a isso. Que o diga Katy Perry, que descobriu Gretchen pelo Twitter e levou a cantora para um de seus vídeos, em uma mostra de que a música pode transcender a plataforma quando o usuário e a marca (@katyperry) estão plenamente conectados.

 

Lena Castellón

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