arrow_backVoltar

O WPP pergunta

‘O Google e o Facebook estão comendo nosso almoço?’

01.11.17

O Grupo WPP não está satisfeito com os resultados financeiros do terceiro bimestre. O relatório divulgado pela holding mostra que o crescimento da receita se mantém flat. Pela terceira vez, o grupo reduziu suas expectativas para o ano e o documento com os números do período trouxeram uma instigante pergunta para o mercado: “o Google e o Facebook estão comendo nosso almoço?”. No report, sobram também farpas para consultorias como Accenture e Deloitte.

Um percentual apresentado pelo relatório dá o tom dos humores do WPP. Na América do Norte, a receita caiu 3,7% no total computado até o momento – no terceiro trimestre, o montante foi 5,1% menor comparado ao mesmo período no ano anterior. Na América do Sul, por sua vez, a receita cresceu 6,5% até o terceiro trimestre. Mas isso não tem sido suficiente para elevar significativamente o faturamento geral da corporação  na análise dos primeiros nove meses de 2017.

Reportagem da AdWeek (leia aqui o conteúdo na íntegra) observa que algumas analistas atribuem parte dos desafios enfrentados pelo WPP – e também por seus concorrentes, como IPG, Omnicom e Publicis – a cortes nas verbas de anunciantes do porte de P&G e Unilever e também ao desejo dessas empresas de reduzir “ineficiências no mercado digital”.

Em relação ao Facebook e ao Google, o relatório mostra que o grupo aumentou bastante seus investimentos nas duas companhias. Na lista de empresas de mídia que mais receberam dinheiro do WPP (confira mais abaixo), houve uma transformação importante entre os primeiros colocados na evolução dos últimos cinco anos. Em 2012, o topo desse ranking estava com a Comcast. Neste ano, quem lidera é o Google – que era o quarto colocado cinco anos atrás. No ranking de 2017, o Facebook ostenta a terceira posição. Em 2012, estava em 28º lugar.

O Grupo WPP também reservou comentários sobre as consultorias no balanço financeiro. O relatório contesta que tais empresas possam oferecer soluções criativas como fazem corporações como... o WPP.

O download do relatório pode ser feito a partir daqui.

O WPP pergunta

/