Oscar 2018

Anunciado longa que irá representar o Brasil

15.09.17

"Bingo - O rei das Manhãs", do diretor Daniel Rezende - que estará conosco na edição de 2017 do Festival do Clube (leia aqui) - é o longa indicado pelo Brasil para disputar uma vaga para concorrer ao "Oscar de Melhor Filme Estrangeiro".

Vinte e dois filmes brasileiros estavam na disputa (veja a lista completa, abaixo). O escolhido foi revelado em evento realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O longa de Rezende, que chegou à telona no dia 24 de agosto, é inspirado na vida de Arlindo Barreto, que interpretava o palhaço Bozo no Brasil, viciou-se em drogas quando comandava o programa infantil exibido pelo SBT na década de 1980, e atualmente, é pastor evangélico.

O longa (veja o trailer, abaixo) tem distribuição da Warner Bros. Pictures e roteiro de Luiz Bolognesi. Bozo é interpretado por Vladimir Brichta.

A comissão que decidiu pelo filme indicado pelo Brasil foi formada por Jorge Peregrino (diretor e vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema), Andre Carreira, David Schurmann, Doc Comparato, Iafa Britz, João Daniel Tikhomiroff e Miguel Faria Junior.

Confira abaixo quais os outros filmes brasileiros que disputaram uma vaga para concorrer ao Oscar:

"A Família Dionti" (Alan Minas)
"A Glória e a graça" (Flávio Ramos Tambellini)
"Café - Um dedo de prosa" (Maurício Squarisi)
"Cidades fantasmas" (Tyrell Spencer)
"Como nossos pais" (Laís Bodanzky)
"Corpo elétrico" (Marcelo Caetano)
"Divinas divas" (Leandra Leal)
"Elis" (Hugo Prata)
"Era o hotel Cambridge" (Eliane Caffé)
"Fala comigo" (Felipe Sholl)
"Gabriel e a montanha" (Fellipe Barbosa)
"História antes da história" (Wilson Lazaretti)
"Joaquim" (Marcelo Gomes)
"João, o maestro" (Mauro Lima)
"La vingança" (Fernando Fraiha e Jiddu Pinheiro)
"Malasartes e o duelo com a morte" (Paulo Morelli)
"O filme da minha vida" (Selton Mello)
"Polícia Federal - A Lei é para todos" (Marcelo Antunez)
"Por trás do céu" (Caio Sóh)
"Quem é Primavera das Neves" (Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado)
"Real - O plano por trás da história" (Rodrigo Bittencourt)
"Vazante" (Daniela Thomas)

Leia mais sobre Daniel Rezende, que estará conosco no Festival do Clube de Criação, neste sábado (16), às 12h30, para um bate-papo com Alexandre Lucas (Sócio e Diretor de Cena - Bossa Nova Films); Duda Izique (Story Producer - The End) e Mariana Ricciardi (Produtora de Cinema e TV - Barry Company), aqui.

Oscar 2018