Pequeno torcedor

Sport Club do Recife apoia adoção de crianças

31.08.15

O Sport Club do Recife lança a ação “Adote um Pequeno Torcedor”. Criada pela Ogilvy Brasil, a iniciativa está sendo apresentada como "o primeiro programa de adoção apoiado por um time de futebol".

A ideia é conseguir um lar para dezenas de crianças que vivem em abrigos. O trabalho social foi desenvolvido em parceria com a Segunda Vara de Infância e Juventude do Recife e com o Ministério Público de Pernambuco, em acordo com as leis brasileiras.

Na primeira etapa da ação, 43 crianças de diversos abrigos estão envolvidas, todas da capital pernambucana e com mais de 7 anos.

Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, divulgados pela agência, no Brasil, quase 94% dos pais interessados em adotar buscam crianças menores de 7 anos. No entanto, 78% das crianças que estão esperando por adoção já passaram dessa idade.

"A ideia é que a paixão pelo futebol e pelo Sport seja a primeira conexão entre futuros pais e filhos. Além de ter mais um torcedor do Sport na sua casa, crianças sempre levam alegria, amor e carinho, não importa a idade que elas tenham", diz o presidente-executivo do Sport, João Humberto Martorelli.

Apesar de esta ser uma ação apoiada pelo Sport, com o objetivo de sensibilizar sua torcida, "quando o tema é adoção, não há rivalidade." "Pessoas de qualquer região do Brasil, e não apenas torcedoras do Sport, podem apoiar a causa. Queremos que a campanha mobilize todo o país para que o maior número possível de crianças seja adotada", completa o presidente.

Estão trabalhando no projeto, há cerca de um ano, além do próprio clube e de sua agência, as promotoras de Justiça do Ministério Público de Pernambuco Ana Maria Maranhão e Daniela Brasileiro e o juiz da Segunda Vara de Infância e Juventude do Recife, Elio Braz.

O programa “Adote um Pequeno Torcedor” foi lançado neste domingo (30), em jogo do Sport contra o Flamengo, na Arena Pernambuco. Algumas ações foram preparadas, como a presença das crianças no campo ao lado dos jogadores, bandeirão com o tema da campanha, faixas e apresentação de vídeo à torcida.

Também foi preparado este site, no qual é possível conhecer o perfil das crianças que podem ser adotadas (todas da Segunda Vara), além de dois filmes: "Paixão em Comum" e "Dia de Jogo" (assista abaixo), cartaz e várias peças para mídia online. A comunicação visual foi feita como se fosse um cordel, com caricaturas das crianças.

"Depois de duas grandes ações sociais do Sport – uma para doação de órgãos e outra para combater a violência nos estádios –, fica claro que o engajamento da sociedade local e o apoio dos órgãos públicos são fundamentais para que uma campanha social tenha sucesso e resultados reais. Agora, mais uma vez, tivemos um grande comprometimento de todas as equipes envolvidas, permitindo que o projeto ‘Adote um Pequeno Torcedor’ se torne realidade", pondera Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather.

Relembrando: recentemente, o Sport lançou campanhas sociais que tiveram grande repercussão: “Fãs Imortais” (2012) ajudou a aumentar a doação de órgãos no Estado de Pernambuco (aqui), e "Mães Seguranças" (2015) levou mães de torcedores do Sport para o estádio e zerou as estatísticas de violência em um clássico regional (aqui).

Ficha Técnica:

Cliente: Sport Club do Recife
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Adote um Pequeno Torcedor (Adopt a Fan)
CEO Ogilvy & Mather: Fernando Musa
Vice-presidente nacional de criação: Aricio Fortes
Diretor de criação executivo: Paulo Coelho e Paco Conde
Redator: Omar Caldas, Andre Jardim e Thomás Fernandes
Diretor de arte: Manu Mazzaro, Vinicius Cunha e João Acioly
Diretor de criação de design: Michel Neuhaus
Design: Michel Neuhaus e Teco Cipriano
Assistente de arte: Stefano Chiabrando, Bruno Cavalcanti e Pedro Martoli