Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
77% seguem perfis de empresas nas mídias sociais
A pesquisa Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais 2011, divulgada nesta segunda-feira (02) pela agência de comunicação integrada The Jeffrey Group, detectou que 94% dos entrevistados utilizam canais das mídias sociais da web para expor sua opinião sobre empresas, marcas, produtos e serviços.
Além disso, 77% seguem perfis ou páginas de empresas em redes sociais como o Facebook, Orkut e Twitter.
O estudo ouviu 397 usuários de mídias sociais durante a quarta edição da Campus Party Brasil, em janeiro deste ano.
A amostra é formada pelos chamados campuseiros, jovens "heavy users" da internet e de mídias sociais, adeptos às novidades de tecnologia e influenciadores do comportamento dos demais usuários.
Dos entrevistados, 60% têm entre 19 e 25 anos. Só 4% têm mais de 35 anos. 77% têm nível superior, incluindo 9% de pós-graduados. 71% trabalham e 41% conciliam os estudos e as atividades profissionais.
Receber notícias e informações em primeira mão foi citada por 67% dos entrevistados como principal motivação para engajamento na comunidade online de uma empresa. 54% apontaram a participação em concursos e promoções como principal razão de adesão.
A troca de experiências com outros usuários (50%) e a possibilidade de interagir e dialogar com a empresa (44%) também se destacaram entre as motivações dos consumidores para participar de iniciativas de marcas nas mídias sociais.
Perguntados sobre o que mais os incomoda no relacionamento com as empresas na rede, 67% dos usuários citaram a oferta de informações desatualizadas ou insuficientes e 56% apontaram a inexistência de espaço ou canal para interação. 48% consideram que marcas que usam as mídias sociais só para fazer propaganda são sua maior razão de incômodo e 45% manifestaram irritação com empresas que não respondem ou respondem de forma insatisfatória a dúvidas, críticas ou comentários postados pelos consumidores.
O levantamento traz ainda dados sobre os canais das mídias sociais mais utilizados pelos consumidores, registra o crescimento do acesso à internet por meio de telefones celulares e tablets e mostra que 86% dos entrevistados afirmam utilizar as mídias sociais para recomendar a outros usuários marcas, produtos e serviços com os quais simpatizam.