arrow_backVoltar

Pesquisa

77% seguem perfis de empresas nas mídias sociais

03.05.11

A pesquisa “Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais – 2011”, divulgada nesta segunda-feira (02) pela agência de comunicação integrada The Jeffrey Group, detectou que 94% dos entrevistados utilizam canais das mídias sociais da web para expor sua opinião sobre empresas, marcas, produtos e serviços.


Além disso, 77% seguem perfis ou páginas de empresas em redes sociais como o Facebook, Orkut e Twitter. 


O estudo ouviu 397 usuários de mídias sociais durante a quarta edição da Campus Party Brasil, em janeiro deste ano.


A amostra é formada pelos chamados “campuseiros”, jovens "heavy users" da internet e de mídias sociais, adeptos às novidades de tecnologia e influenciadores do comportamento dos demais usuários.


Dos entrevistados, 60% têm entre 19 e 25 anos. Só 4% têm mais de 35 anos. 77% têm nível superior, incluindo 9% de pós-graduados. 71% trabalham e 41% conciliam os estudos e as atividades profissionais.


“Receber notícias e informações em primeira mão” foi citada por 67% dos entrevistados como principal motivação para engajamento na comunidade online de uma empresa. 54% apontaram a participação em concursos e promoções como principal razão de adesão.


A troca de experiências com outros usuários (50%) e a possibilidade de interagir e dialogar com a empresa (44%) também se destacaram entre as motivações dos consumidores para participar de iniciativas de marcas nas mídias sociais. 


Perguntados sobre o que mais os incomoda no relacionamento com as empresas na rede, 67% dos usuários citaram a oferta de “informações desatualizadas ou insuficientes” e 56% apontaram a “inexistência de espaço ou canal para interação”. 48% consideram que “marcas que usam as mídias sociais só para fazer propaganda” são sua maior razão de incômodo e 45% manifestaram irritação com empresas que não respondem ou respondem de forma insatisfatória a dúvidas, críticas ou comentários postados pelos consumidores.


O levantamento traz ainda dados sobre os canais das mídias sociais mais utilizados pelos consumidores, registra o crescimento do acesso à internet por meio de telefones celulares e tablets e mostra que 86% dos entrevistados afirmam utilizar as mídias sociais para recomendar a outros usuários marcas, produtos e serviços com os quais simpatizam. 


 

Pesquisa

/