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Políticas Públicas de Comunicação

Pesquisa mostra como a mídia fala de si mesma

22.03.07

A pesquisa "Mídia e Políticas Públicas de Comunicação", realizada pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), em parceria com a Fundação Ford, analisou a partir de quase 1,2 mil textos jornalísticos, como a mídia aborda temas inerentes ao universo dos meios de comunicação.


Entre as conclusões, está a de que a mídia brasileira costuma falar de si mesma de forma seletiva e deixa de lado temas delicados, como a regulação e a concentração da propriedade dos meios de radiodifusão e as relações com a política e o poder.


De acordo com o estudo, quanto se trata das políticas de comunicação, a cobertura é fortemente centrada na televisão. Questões relacionados aos conteúdos veiculados, por exemplo, foram o foco de 50,2% do material analisado. Outras questões relevantes ficaram em segundo plano, como as relações da mídia com a política (4,6% dos textos analisados), com a democracia (1,8%) e com o poder (0,3%).


Aspectos estruturais e regulatórios - concentração da propriedade, sistema de concessões, dentre outros - também aparecem com percentuais bastante baixos (11,7% do total).

Segundo o estudo, há ainda outros temas considerados  negligenciados pela mídia: somente 1,6% dos textos abordam o processo de concessões públicas dos meios de comunicação;  
1,3% diz respeito às fusões, aquisições e join ventures de empresas de comunicação; apenas 0,1% do material fala sobre a concentração da propriedade e o mesmo percentual (0,1%) é dedicado à abordagem do Direito de Resposta aos prejudicados por equívocos da mídia.


Leia o estudo na íntegra no link www.andi.org.br/_pdfs/midia_ppc.pdf.

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