arrow_backVoltar

R$ 14,8 bilhões

Publicidade digital cresce 25,4% no Brasil em 2017

22.05.18

A publicidade digital no Brasil, que movimentou R$ 11,8 bilhões em 2016 saltou para R$ 14,8 bilhões no ano passado, um crescimento de 25,4%, segundo dados da pesquisa "Digital AdSpend 2018", realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau).

Com isso, o segmento digital representa um terço do total investido em publicidade no país.

"Constatamos uma migração para a comunicação digital de verbas até então utilizadas em atividades como ações de PR, comunicação direta, produção e distribuição de tabloides", analisa Ana Moisés, presidente do IAB Brasil.

De acordo com a executiva, o crescimento do setor também se deve ao "desenvolvimento das plataformas e à adoção de formatos publicitários mais ricos e atraentes" para o consumidor, e "com melhores resultados para as marcas".

A pesquisa inclui análise de números do próprio IAB Brasil, consultas ao mercado e dados públicos, bem como entrevistas com profissionais de empresas anunciantes, veículos, ad networks, agências e empresas de tecnologia.

Em relação à distribuição dos investimentos por mídia, “Search, Classificados e Comparadores de Preço” continua como formato líder, tendo respondido por um faturamento de R$ 6,5 bilhões (uma fatia de 44% do total dos investimentos em digital, com um crescimento de 14% em relação a 2016).

A categoria “Display e Mídias Sociais” aparece em segundo lugar, com R$ 5 bilhões (34% do total, aumento de 32% em comparação a 2016), enquanto R$ 3,2 bilhões foram destinados a “Vídeo” (22% do total, incremento de 48% em relação a 2016).

A compra programática ficou com quase um quarto do faturamento do digital (22,5%) em 2017, registrando um aumento de 74% no valor em comparação a 2016, passando de R$ 1,9 bilhão para R$ 3,3 bilhões no ano passado.

 

R$ 14,8 bilhões

/