arrow_backVoltar

Reestruturação

Editora Abril vende títulos e anuncia mudanças

02.06.15

A Editora Abril anuncia uma reestruturação na área editorial e no modelo comercial da empresa, com o objetivo de "operar mais simplificadamente e ao mesmo tempo atuar mais próxima às necessidades do mercado."

A editora também comunica que algumas marcas foram reposicionadas e outras vendidas: Exame PME foi incorporada à Exame. O mesmo ocorre com o Guia Quatro Rodas, que passa a ter seu conteúdo incorporado às marcas Viagem e Turismo, Veja São Paulo e Veja Rio. A marca Capricho passa a atuar exclusivamente no ambiente digital.

Os títulos das revistas AnaMaria, Arquitetura & Construção, Contigo!, Placar, Tititi, Você RH e Você S/A foram vendidos à Editora Caras. Em julho do ano passado, a Abril já havia transferido dez títulos para a Caras (leia aqui).

Na sua nova estrutura, a Abril passa a operar com três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas. Elas respondem ao presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini. A linha editorial da Abril segue ligada ao Conselho Editorial, formado por Victor Civita Neto (Presidente), Thomaz Souto Corrêa (Vice-Presidente), José Roberto Guzzo, Giancarlo Civita e Eurípedes Alcântara.

Estamos adotando um novo posicionamento perante o mercado, com foco nas necessidades atuais dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo, flexibilidade de formatos e mídias para chegar a resultados mais eficientes de negócio”, defende Caldini.

A liderança da Unidade de Conteúdo será ocupada interinamente por Victor Civita Neto. Respondendo a ele estarão os seguintes diretores editoriais: Eurípedes Alcântara, em Veja; André Lahoz, em Exame; Paula Mageste, em Femininas; e Alecsandra Zapparoli, em Lifestyle.

De acordo com comunicado da editora, com as mudanças, acontecem dois movimentos: primeiro, "os diretores editoriais passam a se concentrar exclusivamente no seu papel de produção de conteúdo editorial e nas relações entre as marcas e suas comunidades" e segundo, "todas as redações da Abril passam a trabalhar com total convergência na produção de conteúdo on e offline, em diversos formatos de texto, audiovisual e eventos."

Na Unidade de Conteúdo, foi criado o Estúdio ABC – Abril Branded Content, cuja direção será acumulada por Edward Pimenta, diretor de Apoio Editorial. O Estúdio ABC atuará na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados, como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos.

Já a Unidade de Marketing será comandada por Tiago Afonso, que assume o cargo de Diretor de Marketing. Afonso tem a missão de gerenciar o portfólio de marcas e produtos e identificar tendências de mercado. Respondendo a ele estarão os gestores das marcas e as áreas de Informações para o Mercado, Abril Big Data (ABD) e Serviços de Marketing e Eventos.

Unidade de Receitas, que controla todo o faturamento da Editora, será comandada por Rogério Gabriel Comprido, que assume a posição de Diretor Comercial. Gabi, como é conhecido, terá no seu time duas lideranças: Virginia Any e Dimas Mietto.

Virginia será responsável por toda a receita publicitária da Abril, assumindo a posição de Diretora de Vendas de Publicidade. Respondem a ela gestores focados nos segmentos de mercado Bens de Consumo; Financeiro; Moda, Decoração e Construção; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Esporte; Tecnologia, Serviços Públicos e Sociais; Transporte e Mobilidade; além dos escritórios regionais e da área internacional.

Segundo a Editora, os gestores de segmento devem "conhecer profundamente o setor, seus desafios e seus principais players. A ideia é que a Abril, conhecendo as necessidades desses clientes, possa atendê-los de forma diferenciada, flexível e, sobretudo, eficiente, em diversos formatos, mídias e linguagens."

Mietto assume a posição de Diretor de Vendas para Audiência. Ele será responsável por toda a receita originária dos consumidores Abril. Estão sob sua responsabilidade as áreas de Assinaturas, Vendas Avulsas, Venda de Acervo e e-commerce. Continuam a responder ao executivo todos os diretores dos canais de assinaturas, além de dois gestores responsáveis por vendas avulsas.

A área Digital & Mobile permanece respondendo diretamente a Alexandre Caldini e sob o comando de Sandra Carvalho, que tem como missão garantir a execução da estratégia digital e apoiar tecnicamente a produção e a distribuição de conteúdo para clientes. Também Casa Cor segue respondendo diretamente ao presidente, com Lívia Pedreira à frente do negócio.

Esse movimento é muito ousado e marcante para o futuro da Abril neste fascinante mundo da mídia, que não para de se transformar. A partir de agora, a Abril passa a estar em constante evolução em sua oferta de produtos, em seu modo de agir e pensar. É isso que nossos clientes e audiência exigem. E é isso que – com gente arrojada, inquieta e muito capaz – estamos fazendo”, defende Caldini.

Reestruturação

/