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Reincidente

Dove escorrega feio pela terceira vez. Complicado, não?

16.10.17

A mesma Dove tão exaltada e premiada por suas campanhas de valorização da 'beleza real' tem enfrentado dias difíceis relacionados à sua reputação. A marca publicou no Facebook um post - que na verdade era um frame de uma vinheta e de um comercial - mostrando duas mulheres, uma negra e uma branca, e cujo bater de olhos sugeria que, ao usar um determinado produto da Dove, uma mulher negra se transformaria em branca. Desde então, no mundo todo, Dove passou a ser acusada de racismo por meio das redes sociais.

A marca da Unilever se manifestou em sua conta no Twitter dizendo: “uma imagem postada recentemente no Facebook não conseguiu representar as mulheres negras. Pedimos profundas desculpas pela ofensa causada” (veja aqui e leia mais aqui).

O pedido não convenceu as redes sociais, já que a empresa não explicou detalhadamente que a imagem precisava ser vista dentro de um contexto, em que diversas mulheres de diferentes raças trocavam camisetas entre si, e a marca postou novo comunicado, dois dias mais tarde, dizendo: “Como parte da campanha de Dove Body Wash, um vídeo de 3 segundos foi postado no perfil do Facebook da marca nos Estados Unidos. Isso não representa a diversidade da beleza real pela qual Dove é apaixonada e que é essencial para nossas crenças e o vídeo não deveria ter sido produzido. Removemos o post e não publicaremos mais conteúdo relacionado. Pedimos desculpas sinceras pela ofensa causada. Não toleramos nenhuma atividade que insulte nossa audiência” (aqui).

A modelo Lola Ogunyemi, rosto negro da campanha, escreveu o artigo "I am the woman in the 'racist Dove ad'. I am not a victim"publicado pelo jornal The Guardian, onde contextualiza sua participação dizendo que a campanha estava sendo mal interpretada (leia mais aqui).

Em meio a esta grande crise de imagem e reputação, que mostra como uma marca pode ir do céu ao inferno na mesma velocidade em que um post é publicado, vale lembrar que esta não é a primeira vez que Dove é acusada de racismo. E essa capacidade de repetir erros graves e tão parecidos é impressionante. Em 2011, a marca foi criticada por campanha que mostrava o antes e o depois do uso de um produto Dove, dando a entender que uma mulher negra fosse o antes e uma branca, o resultado positivo do produto. Mais adiante, em 2015, Dove lançou um iluminador para "pele “normal até pele escura", como se a última não fosse também normal.

 

 

 

 

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