Repense o Elogio

Avon lança doc que propõe reflexão sobre estereótipo de gênero

18.10.17

Como parte de um projeto global que tem início no Brasil, a Avon apresenta o documentário "Repense o Elogio", dirigido pela cineasta Estela Renner.

O filme de 46 minutos, que conta com o apoio da ONU Mulheres, propõe uma reflexão sobre a construção da autoestima das crianças e sobre as formas diferenciadas como a sociedade, em geral, cria meninos e meninas. Enquanto as garotas sempre escutam como são "lindas" e "delicadas", os garotos ouvem com frequência que são "inteligentes" e "fortes", entre outros adjetivos que podem reforçar estereótipos de gênero e até limitar as possibilidades de cada um.

Com produção realizada em 10 meses, o documentário mostra depoimentos de adultos, além de crianças e adolescentes - entre elas, a cantora MC Soffia e as youtubers Carol Santina e Natália Correa - sobre o tema. Foram entrevistadas mais de 80 pessoas, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Piracicaba, Santos e Recife.

"É importante aprofundarmos a discussão sobre a desigualdade de gêneros na infância se quisermos que a igualdade venha na maior velocidade possível", declara David Legher, presidente da Avon. "Este documentário é a nossa contribuição para que mais pessoas parem para refletir sobre a forma como todos nós, inconscientemente, limitamos as possibilidades da mulher ao elogiarmos nossas meninas na maior parte das vezes por seus atributos físicos, desde muito cedo".

O ponto de partida do filme foi uma pesquisa online em várias regiões do Brasil, para checar quais adjetivos eram os mais lembrados na hora de elogiar cada um dos sexos. O resultado: quase 80% das palavras usadas pelos adultos para elogiar meninas estão relacionadas à aparência (como "linda, bonita, princesa"). Para os meninos, 70% referem-se a habilidades (como "esperto, inteligente, corajoso").

"Inconscientemente, a maioria dos adultos elogia meninos e meninas de forma diferente e, apesar de parecer inofensivo, os elogios têm um poder enorme de estabelecer normas e condicionar quem os está recebendo. Se por um lado os elogios nos motivam, por outro eles também nos limitam e é por isso que essa campanha é tão importante: porque nos mostra como cada um de nós, por meio de ações simples, acaba ajudando a perpetuar estereótipos ou romper barreiras", argumenta Gabriela Tebet, pedagoga e pesquisadora de temas ligados à infância.

"Não há qualquer problema em chamar uma menina de linda, mas essa não pode e nem deve ser sua única qualidade. É preciso, portanto, ampliar o repertório de elogios e lembrar que meninas e também meninos são lindos, inteligentes e bem mais que apenas isso", completa.

"Na Avon, acreditamos que todas as garotas são lindas, mas também acreditamos que elas são muito mais do que isso. Por esse motivo, criamos esse projeto que visa incentivar a sociedade e os pais a refletir sobre o impacto dos elogios na educação e autoestima das meninas desde a mais tenra idade", afirma Danielle Bibas, vice-presidente global de marcas, comunicação e conteúdo da Avon.

Assista ao trailer e, em breve, o documentário completo, aqui.

Ficha Técnica:

Idealização: Avon
Direção: Estela Renner
Produção: Estela Renner, Luana Lobo, Marcos Nisti, Fernanda Guimarães e Lara Kaletrianos (Mutato)
Produção executiva: Juliana Borges, Luciana Bobadilha e Mutato
Direção de fotografia: Carol Quintanilha