Se beber, não dirija

Ação da Heineken muda comportamento de motoristas

dezembro

Como parte da iniciativa global "When You Drive Never Drink", que incentiva o consumo responsável do álcool, a marca de cerveja Heineken capitaneou, pela primeira vez no Brasil, um experimento baseado em ciência comportamental.

Realizado ao longo de duas semanas em 18 bares, nas capitais paulista e gaúcha, o estudo, encomendado à consultoria InBehabior Lab, analisou motoristas de ambos os sexos.

Na primeira semana, foram avaliados o consumo e o comportamento das pessoas, sem a intervenção da marca. Na segunda, os estabelecimentos receberam 18 intervenções (chamadas "nudges"), criadas para encorajar os motoristas a não ingerir bebidas alcoólicas e dirigir.

As ações foram realizadas no vallet, na entrada dos estabelecimentos, nas mesas, nos banheiros, e passaram até pelo discurso dos garçons. A marca também desenvolveu um cardápio especial para os condutores, com drinks sem álcool, e estimulou os consumidores a assumirem um compromisso público, assinando o “juramento do motorista”. Quem assinou, recebeu uma gratificação, como um petisco, por exemplo.

Dos 427 motoristas entrevistados na primeira semana da pesquisa, 55,5% assumiram o risco de beber e dirigir. Depois, com as intervenções da marca, foram entrevistados 460 condutores quando se constatou uma redução de 25,2% entre aqueles que beberam e dirigiram. Os efeitos da intervenção foram maiores entre os motoristas com menos de 32 anos e entre mulheres.

"Esse experimento mostra uma evolução do trabalho que a marca vem desenvolvendo há anos, no mundo. Por meio dele conseguimos, através de uma sólida base científica, conscientizar sobre os riscos nocivos de beber álcool e dirigir. Estamos satisfeitos que logo em nosso primeiro estudo no Brasil  conseguimos mudar 25% da atitude destas pessoas", comemora Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken Brasil.

Confira o videocase que apresenta o experimento no Brasil, abaixo.