Serviço completo

Apple lança streaming de TV e games, e assinatura de notícias

25.03.19

A Apple tem um histórico de fazer apresentações excepcionais de seus lançamentos. E ela mais uma vez brilhou no palco. Nesta segunda-feira, 25, na Califórnia, a empresa levou ao palco nomes como Steven Spielberg e Oprah Winfrey para contar um pouco das novidades da companhia. Não à toa o evento - que teve transmissão online - foi batizado de It’s Showtime.

Um dos lançamentos mais aguardados se refere ao seu serviço de streaming de TV, que concorrerá com Netflix, Amazon Prime Video, Hulu e outras plataformas. É o Apple TV+. Tim Cook, CEO da Apple, afirmou que a empresa fez parcerias com grande storytellers e com isso criou um serviço dedicado às melhores histórias, com conteúdo original de alta qualidade - o que vai de documentários a dramas, passando por programação infantil.

Um vídeo com Spielberg, J.J. Abrams e Jennifer Aniston, entre outras personalidades do mundo da TV e do cinema, foi apresentado ao público para falar sobre storytelling. Em seguida, o próprio Spielberg surgiu no palco, destacando a nova versão de “Amazing Stories”, série que produziu nos anos 1980. Vale lembrar que recentemente o cineasta criticou - mais uma vez - a Netflix, que concorreu a dez categorias do Oscar com “Roma”, de Alfonso Cuarón, por não concordar com a participação de produções da plataforma de streaming na principal premiação do cinema.

Oprah, por sua vez, falou de dois documentários que está produzindo: um sobre assédio sexual no trabalho e outro sobre doenças da mente, como depressão e ansiedade. Outros nomes famosos do entretenimento estiveram no palco da Apple (veja vídeo abaixo), mostrando como a empresa se esmerou em garantir o espetáculo.

O AppleTV+, que é um serviço livre de publicidade, estará disponível em mais de 100 países, inclusive em smart TVs. No anúncio, falou-se em lançamento na estação do outono no hemisfério norte (primavera no hemisfério sul). Não foram apresentados valores da assinatura.

Games e notícias

Na agitada manhã da Apple, foram apresentados ainda mais dois serviços: o streaming de games, Arcade, e uma nova assinatura de notícias (revistas, jornais e sites), o Apple News+. O Arcade permitirá ao jogador acessar um catálogo de games exclusivos que poderão ser disputados em qualquer dispositivo equipado com iOS, do iPhone ao aplicativo da Apple TV (confira vídeo de apresentação).

Como no caso do AppleTV+, o Apple Arcade não teve revelado o valor da assinatura. Ele deverá chegar à loja da empresa no final do ano. Deve ser oferecido para mais de 150 países e trará mais de 100 títulos inéditos. Alguns dos parceiros da companhia nesse proejto são Konami, Disney, Sega, Lego, Cartoon Network e Chucklefish. A apresentação do serviço se deu poucos dias depois de o Google ter revelado o seu serviço de games, Stadia, plataforma por assinatura que dispensa console - preços ainda não foram anunciados.

O serviço de assinatura de notícias Apple News+ conta com títulos prestigiados como Rolling Stone, Wired e The New Yorker. A mensalidade sairá por US$ 9,99. O serviço foi disponibilizado nesta segunda-feira nos Estados Unidos e no Canadá (veja mais abaixo como foi seu anúncio no evento).

Outra novidade é o cartão de crédito da companhia, o Apple Card, que não tem cobrança de anuidade. Foi criado em parceria com a Goldman Sachs e a Mastercard. O produto será lançado nos EUA no terceiro trimestre. Não foram anunciadas outras regiões a ter a disponibilidade do cartão. A Apple também produziu um vídeo sobre o novo cartão de crédito.

Serviço completo