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Sinapro-SP

41% das agências preveem ampliar receita em 2017

16.10.17

A atividade publicitária está em processo de mudança e evolução, com aumento na diversificação dos serviços, crescimento da área digital e busca de novas competências, num contexto de melhora das perspectivas de negócios em 2017, com a percepção de que o pior da crise econômica já passou, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP) e realizada pela Toledo & Associados, com 275 agências do estado de São Paulo.

Ainda de acordo com o estudo, 41% das agências preveem ampliar a receita bruta anual em 2017, enquanto apenas 24% elevaram sua receita bruta em 2016.

"As agências de publicidade estão avançando aceleradamente na transformação do seu modelo de negócios, tanto com a ampliação dos serviços, quanto com a incorporação de competências tecnológicas e de estratégia de negócios", afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP.

Das 275 agências entrevistadas pelo estudo "Perfil e Tendências das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo", 43% são da capital e 57% do interior.

Entre os caminhos para se adaptar à nova realidade dos negócios, 87% das agências apontaram a incorporação de competências tecnológicas e de estratégias de negócios. As agências paulistas estão investindo em treinamento das equipes e lideranças (30%); investimento em inovação tecnológica e desenvolvimento de novos produtos (27%); mudança no perfil dos colaboradores (12%); mudanças estruturais com adoção de perfil consultivo (10%); realização de parcerias e fusões (9%), entre outras iniciativas.

Apenas 8% das agências informaram não estar preparadas para mudar o seu modelo de negócios.

Segundo a pesquisa, 67% das agências já possuem atividades complementares. Em 2014, comparativamente, apenas 29% contavam com esses serviços.

Entre as atividades complementares, destacam-se os serviços digitais (desenvolvidos por 88% das agências paulistas), produção de conteúdo (66%), eventos corporativos (44%), produção de vídeo (40%), live marketing (27%) e atividades de RP - assessoria de imprensa (17%).

Outro indicador de mudança no modelo de negócios é a estrutura da receita, com avanço da participação dos contratos de fee e success fee, modalidade praticada hoje por 37% das agências paulistas, em comparação a 33% na pesquisa anterior. Já a participação do desconto-padrão continua sendo reduzida, agora respondendo por 21% do total da receita.

A partir dos dados da pesquisa, a área de inteligência do Sinapro-SP estimou uma receita bruta total de R$ 5,5 bilhões em 2016, queda nominal de 6,7% em relação ao ano anterior. O estudo aponta ainda que as agências participantes empregam hoje 6,5 mil pessoas. O salário médio mensal do setor subiu 3% em 2016, de R$ 5.5548,00 para R$ 6.017,00.

Sinapro-SP

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