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Steve Jobs, o Visionário

Exposição traz de sucessos a fracassos do criador da Apple

28.03.17

Inspiração para diversos profissionais de comunicação, Steve Jobs é tema de uma exposição composta por peças pessoais e que formam a história da Apple, empresa que fundou junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne em 1º de abril de 1976. O acervo de “Steve Jobs, o Visionário” soma 620 quilos em material disposto em uma área de mil metros quadrados, que se divide em seis temas, montada no Prédio do Touring, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. A visitação começa nesta terça-feira, 28, e se estende até 7 de maio. Depois, entre 15 de junho e 20 de agosto, será a vez de o público de São Paulo conhecer parte da vida de Jobs, com a mostra instalada no MIS.

Organizada pela agência FullBrand Brasil, a exposição foi montada a partir da coleção pessoal do italiano Marco Boglione, fundador do Grupo BasicNet, multinacional italiana dona de marcas de roupas e acessórios para esporte - como Kappa. Entre as peças que fazem parte desse acervo está o Apple 1, adquirido em leilão da Christie’s em 2010 por US$ 213,6 mil (estima-se que esse valor praticamente triplicou). A apresentação do projeto é do Ministério da Cultura e do Bradesco, com patrocínio da Cielo e apoio da Superga.

Uma das peças em exibição é a primeira nota fiscal da Apple (em que se vê o valor do Apple 1, de US$ 666,66). Também estão na exposição fotos, artigos e reportagens sobre o gênio criativo da Apple (foram quase 70 capas de revistas). Há uma referência ainda a uma frase retirada de um dos famosos comerciais da Apple criados pela TBWA\Chiat\Day: "Think Different" (confira mais abaixo o filme). E, claro, estão expostos produtos, do Macintosh ao iPhone. Para Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco, Jobs é um exemplo de inovação e empreendedorismo. “Trazer essa exposição ao Brasil cumpre o nosso papel de fomento e democratização da cultura e do conhecimento”, declara. Marco Guidone, presidente da FullBrand Brasil, ressalta que a visão de mercado de Jobs estava atrelada não apenas à forma de consumo, mas “principalmente ao conteúdo de alta qualidade e criatividade” engrandecido pela tecnologia.

A exposição está organizada em seis temas: Negócios, Inovação, Sonho, Falência, Competição e Espiritualidade. Na entrada, há um totem para download do app gratuito “MeCult”, desenvolvido pela Fullbrand. O aplicativo libera acesso a conteúdos extras e também funciona como guia por áudio e mapa de atrações (no futuro, a solução poderá conter mais exposições e eventos). Na mostra, há uma linha do tempo que envolve realidade aumentada, com conteúdo separado por cada etapa da vida de Jobs.

Na temática Sonho, ganha atenção a Pixar, empresa que contou com o talento de Jobs, quando ele deixou a Apple por um período (depois retornaria para recuperar a companhia). Era o momento da criação de Toy Story. Em Falência, está a peça mais rara: o Apple 1, fabricado em 1976. Nessa área, o visitante verá ainda o computador Lisa, um dos maiores fracassos de Jobs, mas que serviu de base para o Macintosh. Outra curiosidade está no tema Competição, em que entram em cena os embates com IBM, Bill Gates e Samsung.

 

Serviço

Exposição “Steve Jobs, o Visionário”

Local: Prédio do Touring

Endereço:  Praça Mauá, 10

Dias: terça-feira a domingo, de 28/03 a 07/05

Horário: 10h às 17h (última entrada às 17h)

Ingressoswww.ingressorapido.com.br e bilheteria da exposição

Preços: R$ 10 (R$ 5 meia-entrada)

 

Ficha Técnica:

Realização: FullBrand

Curadoria: Cecilia Botta

Idealização: Marco Boglione

Conceito da exposição e direção de arte: Ico Migliore e Mara Servetto – Migliore+Servetto Architects

Cenografia: MǀChecon

Tecnologia: LBR Equipamentos e Serviços

Steve Jobs, o Visionário

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