arrow_backVoltar

Tecnologia e a cidade

Realidade aumentada e montagem de drone no Red Bull Basement

27.09.16

Plataforma de produção, pesquisa e difusão de soluções criativas e colaborativas com o uso da tecnologia, o Red Bull Basement abre suas portas no espaço do Red Bull Station, no centro de São Paulo, para uma série de palestras e workshops que começam a partir desta quarta-feira, 28, e vão até 27 de outubro.

Entre os atrativos do Red Bull Basement estão os workshops de construção de um drone racer (dias 13, 20 e 27). Também devem chamar atenção as oficinas Basement Go! – Realidade Aumentada e Imagens da Cidade, nos dias 18 e 19 (a inspiração do nome vem do game Pokémon Go) e Aplicativos e Softwares: apresentação e tutorial breve do funcionamento dos mais simples aplicativos gratuitos de Realidade Aumentada, e implementação de geolocalização pelo wordpress para o app Layar, no dia 20. No caso do Basement Go!, os participantes farão uma imersão de dois dias em aplicativos e ferramentas de realidade aumentada.

O Red Bull Basement inclui projetos que residência, que deram largada em agosto e que serão apresentados nos dias dos workshops e oficinas. Nesses projetos, o objetivo é discutir formas e soluções para transformar as cidades por meio de propostas inclusivas e acessíveis. A residência tem duração de dois meses. O evento conta ainda com um espaço de cultura maker (com equipamentos como cortadora a laser e impressoras 3D) e um festival de tecnologia. A programação é gratuita e, em alguns casos, é necessário inscrição para participar das atividades. Mais detalhes podem ser conferidos no site do www.redbullstation.com.br e no site do evento www.redbullbasement.com.br/

Confira os projetos da residência:

- Moskito Livre, por Samanta Gimenez Fluture

Kit de dispositivos que usam tecnologia livre e de baixo custo para combater o mosquito da dengue em dois estágios: na criação de ovos em água parada (gerando sua oxigenação) e no uso de repente eletrônico vestível (prevenindo picadas).

- Balanços InterAfetivos, por Giovanna Casimiro e Lina Lopes

O projeto consiste em um mobiliário urbano interativo para unir pessoas e iluminar a cidade. Os objetos são balanços que se acendem quando as pessoas sentam sobre eles ou tocam em outras pessoas, enquanto sentadas. Além de usarem baixa quantidade de energia para iluminar os espaços, eles movimentam corpos e afetos, tirando a sociedade da zona de conforto e trazendo a discussão da empatia, da ausência e presença do corpo na cidade.

- Sala-bolha, por Ricardo Coelho Almeida

As salas-bolhas são ambientes infláveis a serem montados em espaços públicos para serem utilizados como espaço para reuniões, aulas, palestras e afins por qualquer pessoa com tal demanda.

- Pluvi.On, por Diogo Tolezano Pires e Pedro Luiz Godoy Filho

Plataforma aberta/open source que disponibiliza informações meteorológicas hiperlocais e usa inteligência artificial para gerar insights tanto para a população (risco de enchentes/ duração da chuva) como para os negócios da cidade (vários setores são impactados por essa informação, como seguradoras, construção civil, varejo, agricultura, etc.).

- Pontos cegos, surdos e mudos, por Sara Lana Gonçalves
Criar uma ferramenta de mapeamento e rastreamento de pontos cegos, surdos e mudos de centros urbanos, não atingidos por câmeras de segurança e com maior e menor incidência de ruídos audíveis.

A programação está assim:

Quarta-feira, 28 de setembro 

Oficina de estruturas infláveis @ Auditório

Horário: 15h
Palestrante: Ricardo Coelho
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)

Terça-feira, 4 de outubro 

Apresentação projetos Residência Red Bull Basement  @ Auditório

Horário: 20h
Palestrantes: Samanta Fluture (Moskito Livre); Giovanna Casimiro e Lina Lopes (Balanços InterAfetivos); Ricardo Coelho Almeida (Sala-bolha); Diogo Tolezano Pires e Pedro Luiz Godoy Filho (Pluvi.On); Sara Lana Gonçalves (Pontos cegos, surdos e mudos)
Número de vagas: 100 (por ordem de chegada)

Quinta-feira, 13 de outubro 

Ocupação Mirante Lab - Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Quando: 13 de outubro, às 14h30, no Makerspace
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)

Terça e quarta-feira, 18 e 19 de outubro

Basement Go! - Realidade Aumentada e Imagens da Cidade @ Makerspace
Horário: 15h
Palestrante: Giovanna Casimiro
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
Material necessário: celular com câmera ou câmera fotográfica

- Terça-feira, 18 de outubro:

Sensibilização: apresentação dos projetos StreetMuseum, WeARinMoMA, ManifestAR, Talking Statues, Memória da Amnésia, entre outros.

Debate sobre a ascensão da Realidade Aumentada no contexto da cidade

- Quarta-feira, 19 de outubro:

Aplicativos e Softwares: apresentação e tutorial breve do funcionamento dos mais simples aplicativos gratuitos de Realidade Aumentada, e implementação de geolocalização pelo wordpress para o app Layar.

Quinta-feira, 20 de outubro 

Ocupação Mirante Lab - Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Horário: 14h30
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)

Segunda-feira, 24 de outubro 

VideoMapping Interativo e Imagens da Cidade @ Laje Red Bull Station

Horário: às 17h
Palestrante: Nina Lopes
Número de vagas: 15 (com inscrição prévia no e-mail basement.inscricoes@redbull.com.br )

Quinta-feira, 27 de outubro 

Ocupação Mirante Lab - Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Quando: 27 de outubro, às 14h30, no Makerspace
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)

A ocupação Mirante Lab acontecerá em quatro encontros (o último ocorre no dia 03/11), nos quais os participantes passarão por todo processo de construção de um Drone Racer, desde a análise de componentes, estudos de funcionamentos gerais e montagem. Durante o processo, eles terão a chance de conversar com especialistas e fazer testes de pilotagem. Ao fim dos encontros, os inscritos participarão da Corrida de Drones, realizada pelo Mirante Lab.

Tecnologia e a cidade

/