The Emotional Art Gallery

Painéis digitais usam dados para combater estresse no metrô

março
2019

Com o intuito de ajudar a combater o estresse e a ansiedade mental entre os passageiros do metrô de Estocolmo, a Clear Channel da Suécia apresenta a "The Emotional Art Gallery".

Imagens exibidas nos painéis digitais da empresa nas estações mudam em tempo real com base nas emoções dos transeuntes, usando dados disponíveis publicamente.

A estratégia se baseia em um algoritmo personalizado que analisa dados dentro de pesquisas do Google, mídias sociais, artigos de notícias e informações sobre tráfego de viagens, para interpretar se as pessoas provavelmente estão tristes, ansiosas, cansadas, estressadas, irritadas ou com medo.

Em resposta, as peças de mídia out of home mostram uma das seis obras originais criadas especificamente para neutralizar as emoções negativas.

Seis artistas foram convidados para expressar um sentimento positivo particular, incluindo felicidade, paz, energia, calma, amor e segurança. Cada um é a contrapartida de uma emoção negativa.

"Com mais de 250 telas conectadas, o metrô é uma arena incrível para alcançar pessoas", comenta Finn Wikander, diretor de produto e inovação da Clear Channel Escandinávia. "No entanto, é um ambiente intenso em que gostaríamos de criar experiências mais positivas. Como nossas telas chegam a milhões de pessoas todos os dias, temos essa oportunidade única de usar nossa tecnologia e infraestrutura para tentar diferentes formas de engajar os passageiros de Estocolmo, por exemplo, com um novo tipo de experiência artística."

A "exposição de arte digital" poderá ser conferida até 24 de março em painéis espalhados pelo metrô e sistema de trens de Estocolmo.