Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Brasileiros na Ficha

The Uncensored Playlist

DDB transforma matérias censuradas em músicas

12
março
2018



Com foco no Dia Mundial contra a Censura Cibernética, 12 de março, a DDB Germany e a produtora digital MediaMonks criaram a campanha "The Uncensored Playlist" para a organização Reporters Without Borders Germany.

A ideia é compartilhar notícias por meio de músicas, atingindo a populaçã0 de países onde a mídia é censurada, como China, Egito, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã.

Por cinco meses, agência e produtora trabalharam para ajudar jornalistas independentes a transformar notícias relevantes de cada país em músicas.

Viraram músicas, por exemplo, histórias assinadas pelo jornalista chinês exilado Chang Ping, por membros da rede tailandesa para o jornalismo livre Prachatai, por Basma Abdelaziz (do Cairo), por Galima Bukharbaeva (do Uzbequistão), e pelo blogueiro vietnamita Bui Thanh Hieu (The Wind Merchant).

As músicas já estão disponíveis em todo o mundo, incluindo os cinco países em que há censura da mídia, tanto em inglês quanto no idioma local.

Nos países sem liberdade de expressão, "The Uncensored Playlist" traz os nomes dos jornalistas protegidos, em "álbuns neutros”, e usando títulos alternativos de músicas, para o caso das faixas originais serem bloqueadas.

O acesso a pelo menos uma das plataformas de transmissão selecionadas pela iniciativa - Spotify, Deezer ou Apple Music (usando a hashtag #truthfindsaway) - está disponível em cada país.

O site Uncensored Playlist inclui as letras, artigos originais, biografias e vídeos musicais.

"O fato das músicas terem 'invadido' os países afetados, nos faz vencedores. Quebramos a cortina de censura com uma boa ideia e isso deve ser celebrado. Nada disso seria possível sem a coragem dos jornalistas, eles sim devem ser celebrados", comenta Gabriel Mattar, brasileiro e diretor de criação executivo da DDB Berlim.

Ricardo Wolff, também diretor de criação e brasileiro, complementa: "Desde sempre escritores censurados procuraram formas de vazar seus pensamentos. Pelas plataformas de música, os transformando em músicos, é a primeira vez. Que venham outras."

Também estão na ficha técnica do projeto o brasileiro Felipe Cury e a dupla Lucas Mayer (compositor) e Iris Fuzaro (diretora de cena), do projeto Le Tour Du Monde, que documentaram o processo de produção das canções em um filme (aqui)

Ficha Técnica:

The Uncensored Playlist

Agency: DDB GERMANY

CCO: Dennis May

Executive Creative Director: Gabriel Mattar

Creative Director: Ricardo Wolff

Senior Art Director: Felipe Cury

Senior CW: Patrik Lenhart , Jack Christensen

Senior Digital Art Director: Marco Lemcke

Junior Art Director: Evandro Scudeler, Lis Ferreira

Chief Executive DDB Berlin Office: Bianca Dordea

Account: Sarah Bensel

Audio Production Company: DaHouse

Account Manager: Cassiano Derenji

Music Director: Lucas Mayer

Film Director: Iris Fuzaro

Film Production Company: Le Tour Du Monde

Editor: Sascha Gerlach