Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Campanhas

Trending Botics

'Robôs' e eleições: os resultados do estudo da FCB

01
abril
2019



Em meio à disputa presidencial, em setembro de 2018, a FCB Brasil criou para o site jornalístico Congresso em Foco um sistema de monitoramento, chamado "Trending Botics", para detectar as discussões políticas nas redes sociais alavancadas por "robôs" (leia aqui).

Agora, nesta segunda-feira, 1º de abril, quando se comemora o Dia da Mentira, a agência apresenta os resultados do estudo. Por meio da plataforma online, os eleitores puderam acompanhar, diariamente, os temas políticos mais compartilhados pelos "bots" que se passam por usuários reais e, dessa maneira, descobrirem quais eram os assuntos promovidos artificialmente.

O monitor analisou mais de 130 milhões de tuítes e encontrou que 173 mil "bots" políticos, que dispararam mais de 4,5 milhões de tuítes – 3,1 milhões deles citavam ou faziam referência ao presidente recém-empossado.

"Os números finais do projeto ajudam a dar uma ideia do alcance e do grau de influência deles em um processo eleitoral, seja compartilhando fake news, seja criando um engajamento artificial sobre um determinado tema", avalia Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil. "Esses robôs promovem uma manipulação do debate, representam um risco à democracia", completa.

Confira, no vídeo abaixo, os resultados da iniciativa.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Ficha Técnica:

Título: Trending Botics
Cliente: Congresso em Foco
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões
Diretores de Criação: Marco Monteiro e André Pallú
Criação: Antonia Zobaran, André Vervloet, Bruno Castellotti, Leonardo Marçal
Assistente de Arte: Pevê Azevedo, Rafael Reis

Produção gráfica: João Albertini e Daniela Fonseca

Revisão: Miriam Audi, Daiana Selli

RTV: Charles Nobili, Ricardo Magozo, Mariana Carneiro, Murillo Moretti e Pedro Lazzuri.

Diretor de Cena: Rodrigo Resende

Edição: Rodrigo Resende
Tecnologia: Marcelo Arteiro e Emerson Queiroz
Marcas e Negócios: Elton Longhi, Anna Sant'Anna, Rafael Cardoso, Karoline Araujo, Marina Izaac
Gerente de Projetos: Suelen Mariano
Planejamento: Bianca Reame

Produtora de Som: Sonido
Aprovação do cliente: Sylvio Costa, Edson Sardinha