Tudo começa pelo Respeito

Globo lança nova etapa de campanha contra intolerância

10.10.16

A Rede Globo vai lançar, nesta terça-feira (11), no programa "Encontro com Fátima Bernardes", nova etapa da plataforma "Tudo Começa Pelo Respeito", apresentada em agosto pela emissora.

A ideia é ampliar a discussão sobre questões como racismo, violência, assédio, homofobia, entre vários outros tipos de intolerâncias, abrindo espaço para iniciativas independentes que ajudem a ampliar a reflexão sobre os direitos de todos.

A jovem Mariana Sousa (AnaMari Sousa), de São Paulo, marca o início da nova etapa. Recentemente, ela postou nas redes sociais um vídeo no qual recita um poema de sua autoria sobre intolerância religiosa (assista aqui). Nesta terça, ela estará na atração comandada por Fátima Bernardes para falar sobre a produção do vídeo que levará a assinatura da plataforma "Tudo começa pelo Respeito" (assista ao filme que será veiculado nos intervalos da programação da Globo, abaixo).

A emissora prevê que outros movimentos e organizações da sociedade civil integrem a iniciativa, com conteúdos ativados pela hashtag #TudoComeçaPeloRespeito.

A campanha também contará com filmes, a serem exibidos nos intervalos da programação da Globo e nas redes sociais da emissora, protagonizados pelos atores Lázaro Ramos (sobre racismo), Taís Araújo (sobre diversidade), Stênio Garcia (respeito aos idosos), Cássia Kiss (respeito às mulheres), Marco Nanini (homofobia), além de outro com a participação da apresentadora Regina Casé (intolerância religiosa).

Nos depoimentos, cada ator reforçará a importância de haver uma mudança de atitude diante de determinados assuntos na sociedade, defendendo que a solução de tudo sempre "começa pelo respeito".

"Tudo começa pelo Respeito" conta com a parceria da Unesco, Unicef, Unaids e ONU Mulheres, na mobilização da sociedade para o fortalecimento do respeito aos direitos.

Em agosto, o filme institucional "Fio" (assista aqui), exibido na programação da Globo, abriu a plataforma e iniciou um diálogo com o público sobre o respeito ao próximo.

Ficha Técnica (filmes com depoimentos de talentos da Globo):

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Criação: Andre Paiva e Fábio Leão
Atendimento: Carla Sá, Andrea Couto e Flavio Carrijo
Gerente de produção: Jaqueline Couto
RTV: Jfernando

Produtora: Sentimental Filme
Direção: Mauricio Guimaraes e Luciano Zuffo
Direção de fotografia: Rodolfo Ancona Lopez (Ruda)
Produção Executiva: Dudu Venturi e Marcos Araújo
Montagem: Marcio Canella