arrow_backVoltar

Xô, clichê

Getty Images em ação contra estereótipos de gênero

24.02.17

Com o objetivo de  tentar ajudar a derrubar os estereótipos de gênero, a AlmapBBDO criou para Getty Images uma ação que incentiva os compradores de fotos do banco de imagem a fugir de clichês.

Segundo a agência, quando se busca pela palavra “CEO” no banco de imagens, as fotos mais compradas são de homens. Embora existam outras muitas imagens de mulheres como CEOs à venda. Já quando a busca é pelas palavras “compras em supermercado”, a maioria de fotografias baixadas ou compradas são de mulheres fazendo compras, embora a Getty Images tenha várias possibilidades de fotos de homens fazendo a mesma atividade.

Para tentar ajudar a reverter a situação, no mês de março, quando se é comemorado o Dia Internacional da Mulher (no dia 8), a cada compra de imagem que contenha algum clichê de gênero - como um homem CEO ou uma mulher no mercado, por exemplo - a Getty vai incentivar o consumidor a substituir a foto por uma outra que tenha uma pessoa do sexo oposto ao estereótipo, como uma mulher CEO ou de homem fazendo compras.

A iniciativa pretende ajudar as pessoas a repensar o que ainda se imagina como papéis “masculinos” e papéis “femininos”.

Xô, clichê

/