Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Emissoras se mobilizam contra projeto de lei
O jornal O Estado de S.Paulo informa que emissoras de TV estão se mobilizando contra projeto de lei sobre publicidade infantil, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que quer proibir qualquer tipo de propaganda - incluindo comerciais em TV, rádio, internet, além de merchandising e ações em PDVs - de qualquer produto voltado à criança.
A única exceção da proposta, aprovada no início do mês pela Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara, é a abertura para a participação de crianças em campanhas de utilidade pública.
O projeto determina ainda que a publicidade não deve utilizar trilha sonora infantil, vozes de crianças, celebridades com apelo infantil, nem bonecos e animação notórios entre os pequenos.
Pela proposta, ficaria proibida também a exibição de qualquer tipo de publicidade 15 minutos antes, 15 minutos depois e durante toda a exibição de programas infantis. Infratores estariam sujeitos a multas de R$ 1 mil a R$ 3 milhões.
Leia anterior bastante completa sobre o assunto aqui.
Comentários
Sr. Jeff - Alguem acha que isso vai pra frente?
Tatiii Almeida - É um absurdo um país como o Brasil, que possui tantas coisas mais importantes e urgentes para se preocupar, ficar o tempo inteiro tentando impedir anúncios em televisão. Antes era cerveja, agora produtos infantis, e pensar que comerciais geram uma quantidade absurda de impostos ao governo. Isso só pode ter aparecido para desviar nossa atenção de alguma outra coisa.
rui - acho pior coisas como uma comercial que está rolando na tva a cabo, no discovery kids, que mostra duas meninas dando as costas à uma outra só porque ela não tem a boneca tal. Isso me chocou. E no final o locutor diz: se vc nao tem essa boneca peça pra sua mãe comprar já! que absurdo! Esse comercial é criminoso. Quem fez essa porcaria levanta a mão.
Fabián - É, acho que publicitários não teremos muitos anos de vida...
Pedro Carneiro - Concordo que existam coisas mais urgentes para se preocupar, mas a publicidade infantil é algo com que devemos nos preocupar pois nós publicitários vivemos em função do capitalismo (que fique claro que isso não considero isso um problema) porém tambem somos responsáveis por formar consumidores. E muitas vezes, ainda que "sem querer", formamos consumidores cada vez mais precoces. Esses dias vi uma campanha voltada para crianças que solicitava o envio de SMS para baixar toques especiais. Criamos necessidades em cima das necessidades. Acho que hoje, esse tipo de propaganda, moralmente já não tem mais espaço.