arrow_backVoltar

No Facebook

Comunidade 'Matemos Berlusconi' será fechada

22.10.09

Roberto Maroni, ministro italiano do Interior, afirmou que um grupo do site de relacionamento Facebook, dedicado ao primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, será fechado.

A comunidade foi criada em 2008, reúne mais de 16 mil pessoas e tem como título "Matemos Berlusconi" (Uccidiamo Berlusconi, em italiano).

Mas sua categoria, marcada logo abaixo da foto do ministro que ilustra a comunidade, deixa claro o caráter nada sério dela: "Entretenimento - Frases demasiado esdrúxulas".

"Demos disposição para que a página contendo ameaças ao premiê no Facebook seja fechada urgentemente e para que sejam denunciados à magistratura os que estão envolvidos nisso", disse Maroni.

Na descrição da página, há uma cronologia da vida do premiê que destaca os processos judiciais pelos quais ele responde ou já respondeu.

Na seção onde os usuários trocam mensagens, a maioria dos textos comenta a situação política do país e o governo de Berlusconi.

Na quarta-feira (21), o ministro da Justiça, Angelino Alfano, pediu uma punição judicial contra os responsáveis pela comunidade. "Que a magistratura faça o próprio dever investigando, perseguindo e encontrando aqueles que, celebrando o ódio e o homicídio, cometem um crime", defendeu.

A Procuradoria de Roma, por sua vez, anunciou que investigará a comunidade, definida como uma 'ameaça grave'.


Após a análise do caso, a Procuradoria da capital pode tomar medidas que vão desde a simples exclusão da comunidade da rede até a denúncia pública dos membros do grupo.

Com Ansa, France Presse e Folha Online.

No Facebook

/