arrow_backVoltar

Mercado II

Caixa reduz juros de empréstimos

17.10.07

A Caixa Econômica Federal anuncia nesta quarta-feira, 17, uma ampla redução das taxas de juros cobradas para empréstimos às pessoas físicas e jurídicas. A decisão foi tomada há pouco, após reunião do conselho diretor da entidade e independemente de o Copom cortar ou não a taxa básica de juro da economia, hoje em 11,25% ao ano. As novas taxas de juros já começam a valer a partir desta quinta-feira, 18.


A Caixa promoveu ao todo uma redução das taxas de juros em sete linhas de financiamentos à pessoas físicas e quatro para pessoas jurídicas. A maior redução foi da taxa de juro cobrada no cheque especial para pessoa física, que baixou de 1,85% ao mês para 1,47%. Será, segundo a Caixa, o menor juro cobrado para o cheque especial, mas essa nova taxa, em específico, só passa a valer a partir de 1º de novembro.


O juro cobrado no micropenhor, que é destinado à baixa renda e cujo limite de empréstimo é de até R$ 1 mil, sofreu uma redução de 2% para 1,8% ao mês. Segundo a Caixa, essa linha do micropenhor já beneficiou 500 mil pessoas neste ano.


A Caixa também promoveu uma redução de juro nos empréstimos para pessoa jurídica. O crédito especial para as empresa baixou de 2,44% ao mês para 2,38%, e o financiamento para capital de giro de 1,65% para 1,55% mensal.


A decisão da Caixa de baixar o juro já é uma resposta à recente movimentação no setor bancário com a compra do ABN Amro Real pelo Santander. A Caixa quer conter a investida dos bancos nos clientes de menor renda, que é o principal público alvo da instituição.


As infos são de Guilherme Barros, colunista da Folha de S.Paulo  

Mercado II

/