Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Corona em campanha 'feita inteiramente pelo sol'
Para marcar seu centenário, a marca de cerveja Corona apresenta “Made by the Sun”, campanha literalmente criada a partir da luz do sol.
A marca produziu uma série de imagens usando uma técnica totalmente analógica: a fotografia estenopeica (ou pinhole), técnica que utiliza uma caixa, uma pequena abertura e luz natural.
Dessa forma, o próprio sol capturou 100 histórias únicas no litoral chileno, com imagens das pessoas, da flora, da fauna e das comunidades locais.
Durante a realização do processo, não há como saber o que o sol registrou até que o filme seja revelado. A sensação expectativa tornou-se parte da jornada criativa: um convite para "entregar o controle e confiar na natureza".
A criação é da David Buenos Aires.
“A fotografia pinhole obriga-nos a diminuir o ritmo. Não há disparos instantâneos, apenas espera. A imagem emerge do que está ali, do que se apresenta diante da câmara e da passagem do tempo. É uma forma de ver que reflete como devemos viver nas nossas paisagens, com mais atenção e mais cuidado”, declara Rodrigo Farías, fotógrafo e ativista ambiental.
“A ideia surgiu de uma pergunta simples: e se deixássemos o sol, companheiro da Corona nos últimos 100 anos, captar este século? Essa mistura de arte, ciência e poesia permitiu-nos celebrar este marco de uma forma profundamente fiel ao espírito da marca”, observam Ignacio Flotta e Nicolás Vara, chief creative officers da David Buenos Aires.
O projeto estreou no Museo Urbano Tobalaba (MUT), com uma exposição pública gratuita, acompanhada pelo lançamento de um livro de edição limitada, que apresenta as imagens reveladas por energia solar e traz as histórias de pessoas que vivem “o estilo Corona”, conectadas à natureza, abraçando um modo de vida mais "simples e consciente".
“Com este projeto, quisemos homenagear não só as nossas praias, mas também as histórias humanas que se desenvolvem à sua volta. Com uma técnica que nos reconecta com o essencial, captamos algo que vai além da própria imagem, uma forma de viver e sentir”, defende Camila Plass, diretora de marketing de Corona.
Na ficha técnica estão as brasileiras Sylvia Panico (global COO) e Sandra Azedo (global PR & communications director).
Ficha Técnica:
Agency: DAVID Buenos Aires
Company: AB InBev
Product: Corona
Campaign: Made by the sun
Country: Chile
Global CCO & Partner: Pancho Cassis
Global COO: Sylvia Panico
Regional MD: Emanuel Abeijón
CCO: Nicolas Vara, Ignacio Flotta
Copywriter: Lautaro Velazquez
Art Director: Abril Villalba
Head of Account: Justina Lioy Lupis
Group Account Director: María Giaimo
Account Supervisor: Micaela Villamayor
Account Executive: Sofia Rivarola
Head of Strategy: Rafael Cortés
Senior Strategist: Kevin Rehbein
Head of Production: Jimena Oliva
Producer: Nataly Rodriguez
Global PR & Communications Director: Sandra Azedo
Production Company: Agua Sagrada
Client Approval: Camila Plass (Marketing Director), Mathias Buchener (Premium Brands Manager), Beatriz Castillo (Brand Manager), Daniela Arevalo (Coordinator)
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos