arrow_backVoltar

100 anos

Corona em campanha 'feita inteiramente pelo sol'

11.11.25

Para marcar seu centenário, a marca de cerveja Corona apresenta “Made by the Sun”, campanha literalmente criada a partir da luz do sol.

A marca produziu uma série de imagens usando uma técnica totalmente analógica: a fotografia estenopeica (ou pinhole), técnica que utiliza uma caixa, uma pequena abertura e luz natural.

Dessa forma, o próprio sol capturou 100 histórias únicas no litoral chileno, com imagens das pessoas, da flora, da fauna e das comunidades locais.

Durante a realização do processo, não há como saber o que o sol registrou até que o filme seja revelado. A sensação expectativa tornou-se parte da jornada criativa: um convite para "entregar o controle e confiar na natureza".

A criação é da David Buenos Aires.

A fotografia pinhole obriga-nos a diminuir o ritmo. Não há disparos instantâneos, apenas espera. A imagem emerge do que está ali, do que se apresenta diante da câmara e da passagem do tempo. É uma forma de ver que reflete como devemos viver nas nossas paisagens, com mais atenção e mais cuidado”, declara Rodrigo Farías, fotógrafo e ativista ambiental.

A ideia surgiu de uma pergunta simples: e se deixássemos o sol, companheiro da Corona nos últimos 100 anos, captar este século? Essa mistura de arte, ciência e poesia permitiu-nos celebrar este marco de uma forma profundamente fiel ao espírito da marca”, observam Ignacio Flotta e Nicolás Vara, chief creative officers da David Buenos Aires.

O projeto estreou no Museo Urbano Tobalaba (MUT), com uma exposição pública gratuita, acompanhada pelo lançamento de um livro de edição limitada, que apresenta as imagens reveladas por energia solar e traz as histórias de pessoas que vivem “o estilo Corona, conectadas à natureza, abraçando um modo de vida mais "simples e consciente".

Com este projeto, quisemos homenagear não só as nossas praias, mas também as histórias humanas que se desenvolvem à sua volta. Com uma técnica que nos reconecta com o essencial, captamos algo que vai além da própria imagem, uma forma de viver e sentir”, defende Camila Plass, diretora de marketing de Corona.

Na ficha técnica estão as brasileiras Sylvia Panico (global COO) e Sandra Azedo (global PR & communications director).

Ficha Técnica:

Agency: DAVID Buenos Aires

Company: AB InBev

Product: Corona

Campaign: Made by the sun

Country: Chile

Global CCO & Partner: Pancho Cassis

Global COO: Sylvia Panico

Regional MD: Emanuel Abeijón

CCO: Nicolas Vara, Ignacio Flotta

Copywriter: Lautaro Velazquez

Art Director: Abril Villalba

Head of Account: Justina Lioy Lupis

Group Account Director: María Giaimo

Account Supervisor: Micaela Villamayor

Account Executive: Sofia Rivarola

Head of Strategy: Rafael Cortés

Senior Strategist: Kevin Rehbein

Head of Production: Jimena Oliva

Producer: Nataly Rodriguez

Global PR & Communications Director: Sandra Azedo

Production Company: Agua Sagrada

Client Approval: Camila Plass (Marketing Director), Mathias Buchener (Premium Brands Manager), Beatriz Castillo (Brand Manager), Daniela Arevalo (Coordinator)

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

100 anos

/